01 abril 2022

Ilustração esquemática dos requisitos que estruturam o sistema de gestão em segurança contra incêndio (SCI) - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

Segundo Damasceno et al. (2008), a estruturação fundamental para a concepção de um sistema de gestão e integração dos objetivos possuem os chamados requisitos principais:

 

a) a política ou diretrizes;

b) o planejamento;

c) a implementação e operação;

d) a avaliação de desempenho;

e) a melhoria;

f) a análise crítica pela direção (ou comando).

 

 

Integrar e ordenar todas as necessidades, entes envolvidos e ações imprescindíveis para o cumprimento das metas de segurança contra incêndio tornam possível a estruturação desta área como um sistema de gestão, com políticas e diretrizes, mas depende de uma regulação unificada. Coelho (2006) afirma que há a necessidade desta abordagem global e integrada nassuas diversas valências para o reconhecimento e evolução da área, o que convenceria maisfacilmente os diversos segmentos sobre a sua implantação.

 

Sua estrutura então, passaria a ter a configuração mostrada na Figura 9, com a denominaçãode Sistema de Gestão em Segurança contra Incêndio. Este sistema apresentado é básico eresumido à SCIE para elucidação à presente pesquisa, não estando estanque, ou seja, estãoagregadas implicitamente as outras ações para melhoria das demais áreas de atuação dasegurança contra incêndio como as atividades de prevenção, o combate à incêndio esalvamento, e as atividades de defesa civil, conforme planejamento da alta administração. Ointeressante é notar que o sistema de gestão deve seguir um fluxo cíclico e único,hierarquizado, com regras e atribuições bem definidas, para que não hajam divergências naimplementação do planejamento.

  

Figura 9 – Ilustração esquemática dos requisitos que estruturam o sistema de gestão em segurança contra incêndio (SCI) (O autor).


 


Fica evidenciado assim, que a SCIE não pode ser definida apenas por uma regulamentaçãoeditada ou cumprida simploriamente por obrigação legal ou justificativa política ou social,pois pode criar uma falsa percepção de segurança. A existência de uma regulamentação e suasexigências pressupõe que haja uma estruturação humana, logística e científica mínima quegaranta a sua fundamentada concepção, fidedigna aplicação, correto funcionamento, eindicadores que mostrem os ajustes de rumo a serem tomados.

 

E para adotar um modelo sistêmico de desenvolvimento da SCIE a nível nacional, há apremente necessidade de um órgão ou entidade organizada, integradora e especializada, comsua função delimitada, para que haja um fluxo cíclico técnico e administrativo único no tratodas questões de regulamentação, interpretação, aplicação e atualização dos assuntos atinentes.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário