A
recente preocupação com a segurança contra incêndio, agora reconhecida como
matéria dentro da engenharia e da arquitetura profissionais, deve-se também ao
constante interesse da sociedade por segurança, e dos mecanismos legais criados
para atingir este fim social.
Pannoni
et al. (2008) realizaram um levantamento dos conhecimentos fundamentais para
que os recursos humanos de SCIE possam exercer suas atribuições
satisfatoriamente, indicando o aprofundamento posterior a ser realizado pelo
próprio profissional na especialidade em que irá atuar.
São eles de maneira geral:
-
Fundamentos da segurança contra incêndio;
-
aspectos técnicos do projeto arquitetônico;
-
comportamento ao fogo dos materiais de construção e dos materiais inseridos na
edificação;
-
análise e gerenciamento do risco de incêndio;
-
segurança das estruturas em situação de incêndio;
-
aspectos legais da segurança contra incêndio;
-
projetos dos sistemas de proteção contra incêndio;
-
detecção automática;
-
controle de fumaça;
-
planos de emergência;
-
treinamento.
Drysdale
et al. (1995) apresentaram naquela época uma proposta de currículo necessário
ao aprendizado e desenvolvimento satisfatório da engenharia de segurança contra
incêndio, apresentado em linhas gerais na Tabela 9.
Em
adaptação aos dizeres de Silva (1999), os cursos devem fornecer conhecimento
básico sólido, mas permanentemente enfatizando a educação continuada
(aperfeiçoamento e atualização) e motivando a auto-aprendizagem, ou ainda
conforme Drysdale et al. (1995), o conhecimento especializado que a educação
formal fornece deve ser suficiente para as primeiras tarefas profissionais, para
que depois de um curto espaço de tempo, ele aprimore sua própria especialidade
com a educação continuada.
Tabela 9 –
Conhecimentos necessários para o exercício da SCIE
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