25 maio 2021

Leptotyphlopidae - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

Leptotyphlopidae

 




A família Leptotyphlopidae atualmente é representada por 12 gêneros, dos quais três ocorrem no Brasil, e aproximadamente 115 espécies, das quais 18 ocorrem no Brasil.

 

Estão distribuídas do sudeste dos Estados unidos até a Argentina, exceto nos Andes. No Velho Mundo são conhecidas para o Oriente Médio e norte da África.

 

Esta família está inserida na infraordem Scolecophidia, um agrupamento formado por cobras que não conseguem deslocar os ossos da estrutura mandibular e por isso se alimentam apenas de presas pequenas, como cupins e formigas.

 

As espécies dessa família são consideradas as menores cobras do mundo, em geral medem menos de 30 cm.

 

Têm corpo cilíndrico, escamas brilhantes e lisas, e os olhos reduzidos cobertos por uma escama ocular fundida com as escamas supralabiais.

 

A extremidade da cauda possui uma escama enrolada e pontiaguda, que é frequentemente utilizada em um comportamento defensivo no qual as pequenas cobras simulam um ferrão.

 

Por isso a lenda de que elas “picam” com a cauda é bastante difundida no Brasil.

 

Os membros dessa família vivem em túneis são mais frequentemente avistados após chuvas fortes, quando os túneis ficam inundados.

 

Na região de Manaus apenas uma espécie é conhecida, Epictia tenella, facilmente reconhecida pelas manchas amarelas na cabeça e na ponta da cauda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário