26 maio 2020

MANUAL DE DESASTRES HUMANOS - VOLUME II - Medidas Preventivas Relacionadas com a Redução das Vulnerabilidades Sociais aos Narcotraficantes - Importância da Preparação - Referencial Filosófico - Respeita tua catedral, mobiliza-te contra o caos e diga não - Desenvolvimento dos Projetos Educativos - Compete aos Pais e às Famílias - Compete aos Professores e às Escolas - Atuação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC - Prevenção e Combate ao Consumo de Drogas no Ambiente de Trabalho - Advertências


8. Medidas Preventivas Relacionadas com a Redução das Vulnerabilidades Sociais aos Narcotraficantes


a. Importância da Preparação

No entendimento do Sistema Responsável pelo Combate do Narcotráfico, compete:

-  às forças policiais a luta sem trégua contra as ameaças representadas pelos narcotraficantes e pelo crime organizado;

-  aos demais órgãos do SINDEC a articulação de medidas que tenham por objetivo reduzir as vulnerabilidades sociais à ação dos narcotraficantes.

O objetivo fundamental do engajamento dos órgãos setoriais do SINDEC é fortalecer o núcleo familiar e garantir o pleno desenvolvimento biopsicológico e sociocultural dos indivíduos pertencentes aos estratos sociais mais vulneráveis à ação dos narcotraficantes e que são constituídos por menores desassistidos, adolescentes e adultos jovens.

A saúde física e mental e o bem-estar social dos grupos ameaçados devem ser preservados a qualquer custo.

Para tanto, é indispensável que todos os profissionais das áreas biomédica, psicológica e pedagógica sejam preparados, durante seus cursos de formação, para enfrentar o problema, com conhecimento de causa.

É imperativo que os diagnósticos relacionados com o envolvimento de drogas sejam suspeitados e confirmados, com o máximo de prioridade e o mais precocemente possível. Da mesma forma, é necessário que os profissionais destas áreas estejam preparados para encaminhar o problema e para apoiar adequadamente os dependentes de drogas e seus familiares.

Evidentemente, os projetos educativos e de mudança cultural são de capital importância para reduzir as vulnerabilidades sociais ao narcotráfico.


b. Referencial Filosófico

Os modernos estudos da física estão permitindo que se conclua que o universo é harmonioso e que a escala de harmonias, que caracteriza o arranjo das partículas subatômicas no microcosmos, repete-se no arranjo das moléculas nos corpos físicos e dos astros no sistema solar e das estrelas nas galáxias, continuando-se no macrocosmos.

Nesta condição, a criação do universo caracteriza-se pela estruturação das harmonias, que ordenaram o universo físico e extinguiram o caos. A conclusão científica lógica é que o Criador do Universo é um ordenador do caos e um criador de harmonias, que perpassam tudo o que tem existência física e se faz onipresente em todo o universo conhecido.


Em conseqüência, as palavras de ordem e o referencial filosófico do projeto de mudança cultural têm fundamentação científica e religiosa, quando afirmam categoricamente:

-  Filho, tu não tens um corpo, tu és um corpo harmonioso coabitado pelo Criador.


Respeita tua catedral, mobiliza-te contra o caos e diga não:

- às drogas, ao tabagismo e ao alcoolismo;

- aos comportamentos promíscuos;

- à violência e aos comportamentos que possam representar riscos para ti e para os teus semelhantes;

- à violência e à marginalização social;

- às doenças sexualmente transmissíveis e, em especial, à SIDA/AIDS.


Tu és único no Universo e diferente dos demais 6 (seis) bilhões de habitantes da Terra. Preserva tua individualidade e reaja contra processo de massificação. Não te filies a “gangues” e não permitas que pseudolideranças de grupo decidam por ti e te induzam a comportamentos anti-sociais e violentos. Imuniza-te contra técnicas de “patrulhamento ideológico” e contra os modismos anti-sociais.

“Seja moderno, descubra a outra metade da tua laranja e faça um pacto de fidelidade total e absoluto e constitua uma família sólida”.


c. Desenvolvimento dos Projetos Educativos

Os projetos de promoção da saúde física e mental dos adolescentes e demais estratos sociais vulneráveis às drogas interagem com os projetos de:
-  educação dos futuros pais;
-  fortalecimento da paternidade responsável;
-  planejamento familiar;
-  harmonização de casais e fortalecimento do núcleo familiar.

É importante que, na implementação do processo educativo, se procure estabelecer competências para:
-  os pais e as famílias;
-  os professores e a escola;
-  os Núcleos Comunitários de Defesa Civil;
-  as empresas empregadoras.


1) Compete aos Pais e às Famílias:

-  fortalecer os vínculos familiares, incentivando um clima de afetividade, confiança, companheirismo, sinceridade e responsabilidade. É importante caracterizar que o núcleo familiar é a unidade celular do tecido social;

-  manter um ambiente familiar harmonioso, onde os filhos se sintam amados, protegidos e respeitados. Esta preocupação é de capital importância para gerar personalidades sólidas e seguras e, conseqüentemente, pouco suscetíveis a influências espúrias;

-  satisfazer todas as necessidades afetivas dos filhos e dar freqüentes demonstrações de amor, carinho e confiança. Os filhos devem sentir-se protegidos pelo núcleo familiar e crescer na certeza de que são muito amados e importantes;

-  dedicar aos filhos os seus momentos de lazer e manter com os mesmos laços de companheirismo e um clima de diálogo franco e amistoso. Pais companheiros e preocupados em educar pelo exemplo não perdem seus filhos para os narcotraficantes;

-  informar e debater com os filhos sobre os efeitos perniciosos e os danos causados pelas drogas, desde a mais tenra idade, buscando formar uma atitude convicta contra o uso das drogas. É importante buscar formar personalidades firmes e imunes à tentação das drogas;

-  despertar, desde cedo, o entusiasmo dos filhos para atividades desportivas, atléticas, culturais e artísticas. A máxima “alma sã em corpo são” (mens sana in corpore sano) aplica-se integralmente à prevenção das drogas;

-  educar pelo exemplo, evitar excessos de autoritarismo, exercer o pátrio poder com moderação, dialogar, fortalecer os laços de companheirismo e mútua confiança e, sobretudo, respeitar os adolescentes e não tratá-los como criança é de capital importância para atravessar a crise da adolescência e bloquear a ação dos traficantes;

-  entender que, na crise da adolescência, se intensifica o chamado “conflito das gerações” e os jovens se sentem fragilizados e vulneráveis às influências externas. 


É nesta fase que o clima de companheirismo, compreensão e diálogo contribuem para solidificar a coesão familiar e para se contrapor a máximas como: 

- “não se deve confiar em ninguém com mais de 25 anos”;

-  respeitar os valores e os sentimentos dos adolescentes e entender que os mesmos estão passando por uma fase de auto-afirmação e de ruptura com os ícones familiares e que estão buscando novos caminhos, na ânsia de forjar uma personalidade adulta;

-  entender que, até o momento em que o adulto-jovem firmou a sua personalidade e passou a se auto-referenciar como uma pessoa adulta e em harmonia com o seu ambiente social, ocorrerão momentos de instabilidade e de contestação;

-  saber que todos os jovens em contatos sociais com seus amigos, nos colégios, nos clubes e nas rodinhas de amigos serão convidados a experimentar drogas, cigarros e bebidas alcoólicas. É neste instante que os jovens bem informados e convictos fortalecerão suas posições de recusa e se sentirão orgulhosos de demonstrarem suas convicções independentes;

-  procurar conhecer os amigos de seus filhos e seus pais e buscar ocasiões de diálogo com os mesmos e debater problemas relacionados com a formação de suas personalidades e com a imunização contra as drogas.


2) Compete aos Professores e às Escolas

-  interagir com as famílias e assumir a responsabilidade de educar, informar e formar bons cidadãos imunizados contra as drogas e adeptos convictos da importância da valorização da vida e da promoção da saúde, do solidarismo e da não-violência;

-  aproveitar a reunião de pais e mestres para debater o problema das drogas e promover um maior envolvimento dos pais com os problemas da escola e dos filhos;

-  incentivar todo o corpo docente a se preparar para participar ativamente das campanhas relacionadas com a valorização da vida e com a prevenção e o combate ao uso de drogas, mediante cursos de especialização sobre o assunto;

-  inserir nos currículos escolares conteúdos relacionados com a valorização da vida, a promoção da saúde e a prevenção de acidentes, primeiros socorros, prevenção e combate às drogas, ao alcoolismo e ao fumo, desde a pré-escola, os quais devem ser progressivamente aprofundados, em todos os níveis de ensino;

-  desenvolver entre os alunos o senso de responsabilidade e o máximo de capacidade crítica diante das questões relacionadas com a indução à violência e ao tráfico de drogas e motivá-los para que tomem decisões corretas relativas ao problema;

-  promover estudos e seminários relacionados com as drogas e sobre seus efeitos maléficos e danos físicos causados pelo seu uso e também sobre os mecanismos de conquista de novos usuários utilizados pelos traficantes e pelos grupos contagiados. O assunto deve ser debatido com os alunos e com seus pais;

-  procurar conhecer os problemas psicológicos, familiares e sociais, que estejam afetando os alunos, encará-los com objetividade, debatê-los com os pais e encontrar soluções para os mesmos, inclusive mediante aconselhamento;

-  incentivar o surgimento de lideranças positivas e bloquear as possibilidades de que aqueles que sucumbiram ao consumo de drogas façam prevalecer suas opiniões, por intermédio de argumentos sólidos e consistentes;

-  promover trabalhos de grupo e incentivar os alunos para que apresentem e debatam suas vivências, opiniões, dúvidas e questionamentos, conduzindo os debates com o objetivo de gerar uma “massa crítica de opiniões” relacionada com a valorização da vida e com a imunização contra o uso de drogas.


Ao identificar alunos que foram induzidos a consumir drogas, é importante que os mesmos sejam apoiados no trabalho de reabilitação, com o mínimo de riscos para a comunidade escolar.

Inicialmente, é necessário que se diagnostique o grau de dependência e os danos causados pelas drogas. Numa segunda fase, a história natural da evolução da doença deve ser levantada e a constelação familiar estudada.

O apoio médico e psicopedagógico deve ser providenciado, com o objetivo de promover a desintoxicação e de criar imunidades psicológicas contra os riscos de reincidência, mediante técnicas de fortalecimento da personalidade e de ruptura total com o círculo de contaminados pelas drogas. Na fase de desintoxicação, o aluno deve ser discretamente afastado das atividades escolares.


3) Atuação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil - NUDEC 

Sem nenhuma dúvida, quando se pensa no desenvolvimento de Projetos Educativos e de Mudança Cultural, os NUDEC são os espaços de convivência mais importantes doSINDEC. Por este motivo, as Coordenações Municipais de Defesa Civil - COMDEC devem empenhar-se na ativação destes órgãos.

Nos NUDEC, as equipes técnicas da Defesa Civil encontram-se com as lideranças comunitárias e com os policiais comunitários, buscando debater e reduzir os desastres naturais e humanos que afetam aquele grupo social.

Para bem atuarem nos NUDEC, as equipes técnicas da Defesa Civil e os policiais comunitários devem empenhar-se em conquistar e manter a confiança e o respeito das comunidades e para se contraporem às lideranças negativas paralelas, relacionadas com os narcotraficantes, o crime organizado e os promotores da violência.

É importante que a equipe técnica esteja bem preparada para participar de reuniões, a fim de debater os problemas do interesse da juventude, como: harmonização de casais, sexualidade, planejamento familiar, paternidade responsável, educação dos futuros filhos e higiene sexual. Evidentemente, temas como emancipação sexual, seletividade dos companheiros sexuais, não aceitação da promiscuidade e do permissivismo, reciprocidade amorosa, riscos de gravidez precoce e prevenção da SIDA/AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis deverão ser abordados, com grande naturalidade, pelos educadores.


Nestas condições, compete aos NUDEC:

-  promover reuniões, cursos e palestras versando sobre assuntos relacionados com o uso de drogas, com o tabagismo e com o alcoolismo, com a valorização da vida e promoção da saúde, com os primeiros socorros, com a puericultura e promoção da saúde física e mental das crianças e com a prevenção de acidentes na infância;

-  debater os problemas relacionados com a comunidade, com a educação dos futuros casais, para que sejam felizes, harmoniosos e aptos para educar os filhos;

-  estimular atividades esportivas, culturais, artísticas, educativas, promocionais e piscopedagógicas, buscando envolver toda a comunidade no desenvolvimento das mesmas;

-  promover, na própria comunidade, a formação de recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e florescimento, como agentes de saúde, técnicos em recreação, parteiras, técnico em enfermagem, músicos, monitores e outros;

-  incrementar o crescimento de lideranças naturais positivas e bloquear quaisquer tentativas de domínio das pessoas pelos narcotraficantes e pelos grupos promotores da violência;

-  procurar integrar os usuários de droga à vida comunitária, ao invés de rejeitá-los, e envolvê-los em programas de desintoxicação e de reabilitação.

-  debater a violência e buscar antídotos para reduzir o problema, no âmbito da comunidade.


O problema das drogas e de seus reflexos maléficos, em termos de redução da saúde física e mental, da expectativa de vida e de indução à violência e ao crime, deve ser estudado com profundidade nas reuniões do NUDEC.

No entanto, é importante frisar que esses debates só terão condições de serem desenvolvidos naquelas comunidades que se sentirem protegidas pela ação de presença das forças policiais.


4) Prevenção e Combate ao Consumo de Drogas no Ambiente de Trabalho

As empresas devem ser motivadas para atuarem ativamente na prevenção e no combate à dependência de drogas e ao alcoolismo. Está comprovado que estes problemas reduzem a eficiência da força de trabalho, aumentam os índices de acidentes em serviço e geram prejuízos.

Para tanto, o pessoal responsável pela administração dos recursos humanos deve ser adestrado sobre o assunto.

Os trabalhadores devem ser motivados para participarem de programas de valorização da vida desenvolvidos pela empresa, com especial atenção para a segurança do trabalho, para a prevenção e o combate à dependência de drogas, ao alcoolismo e ao tabagismo, para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a SIDA/AIDS.

As atividades esportivas, culturais, artísticas, educacionais e de lazer devem ser incentivadas, no âmbito da comunidade laborativa.

Os alcoólatras e usuários de drogas, quando identificados, terão uma única oportunidade de desintoxicação e de reabilitação e, se reincidirem , serão sumariamente despedidos.

Os traficantes de drogas identificados serão denunciados à polícia. É evidente que a força de trabalho é o maior patrimônio das empresas, que têm a obrigação de preservá-la e valorizá-la. As atividades laborativas, esportivas, culturais e recreativas facilitam as ações relacionadas com a auto-afirmação e com a recuperação da auto-estima.


d) Advertências

No entanto, todo o trabalho de desintoxicação, de reabilitação e de recuperação será perdido se, após a alta, a pessoa retornar ao convívio de seu grupo inicial, que o introduzirá novamente no mundo da droga.

Por este motivo, é indispensável que os dependentes de drogas sejam identificados e reabilitados e que os narcotraficantes sejam penalizados e encarcerados.

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