02 abril 2022

Exemplos de medidas de proteção ativa - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 

A proteção ativa contra incêndio é constituída por meios (equipamentos e sistemas) que precisam ser acionados, quer manual ou automaticamente, para funcionar em situação de incêndio. Ela visa a rápida detecção do incêndio, o alerta dos usuários do edifício para a desocupação e às ações de combate (ONO, 2004 apud COSTA, 2005).

 

São exemplos de medidas de proteção ativa:

- sistema de alarme manual de incêndio(botoeiras);

- meios de detecção e alarme automáticos de incêndio;

- extintores portáteis de incêndio;

- hidrantes;

- chuveiros automáticos (sprinklers);

- sistema de iluminação de emergência;

- sistemas de controle e exaustão da fumaça.

  

A proteção passiva contra incêndio, para Marcatti et al. (2008), é constituída por meios de proteção incorporados à edificação e que não requerem nenhum tipo de acionamento para o seu funcionamento em caso de incêndio. Esses meios de proteção atendem às necessidades dos usuários em situação normal de funcionamento do edifício, porém, em situação de incêndio têm um comportamento especial que retarda ou impede o crescimento do incêndio e de uma grande emissão de fumaça, e permite a saída segura para os ocupantes do prédio.

 

São exemplos de medidas de proteção passiva os sistemas de saídas de emergência, compartimentação de áreas, acesso de viaturas, afastamento entre edificações, segurança estrutural em situação de incêndio e controle dos materiais de acabamento e de revestimento.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário