24 maio 2021

Agradecimentos - Introdução - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

 Agradecimentos

 

Nós agradecemos imensamente a todos os herpetólogos que têm se dedicado ao estudo de cobras na Amazônia, cujos esforços foram traduzidos em base de consulta para a maioria das informações apresentadas neste livro.

 

A Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (FAPEAM), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) forneceram apoio financeiro durante a elaboração deste livro, na forma de bolsas de estudos concedidas a R. de Fraga.

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio), o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade da Amazônia (CENBAM) e a Santo Antônio Energia S. A. forneceram inestimável apoio logístico durante as coletas de dados em campo.

 


 

Introdução

 

As cobras estimulam fortes emoções nas pessoas, e por conhecerem pouco sobre elas, a maioria da população do mundo ocidental as teme e odeia.

 

Quem as estuda e conhece mais profundamente, admira e respeita, ou ainda as trata com reverência, como no caso dos devotos de religiões em que elas têm alguma importância como entidades espirituais.

 



No Brasil, apenas algumas espécies são peçonhentas e podem causar ferimentos graves, a grande maioria é totalmente inofensiva aos humanos.

 

As cobras são capazes de deslizar sobre folhas e galhos sem fazer barulho, e passam despercebidas para a grande maioria das pessoas quando andam pelas florestas e campos. Mas embora sejam difíceis de serem visualizadas, elas são numerosas em espécies, indivíduos e hábitos de vida. Neste livro, apresentamos uma pequena janela para o mundo maravilhoso das cobras.

 

Sociedades indígenas ocuparam a Amazônia durante milhares de anos e provavelmente conheceram detalhadamente a fauna. No entanto, não temos registros desse conhecimento, somente há pouco mais de 200 anos é que foram realizadas as primeiras expedições modernas para catalogar animais e plantas na Amazônia. Desde então, o mundo tem se encantado com suas belezas naturais e gigantesca diversidade de formas de vida. E nesse período as primeiras cobras Amazônicas foram catalogadas pelo sistema binomial Lineano, que identifica cada espécie por um nome genérico (por exemplo Boa) e um nome específico (Boa constrictor).

 

Esse sistema é muito eficiente para evitar confusões quando nos referimos a uma espécie.

 

O objetivo desse livro é apresentar as cobras que podem ser encontradas na região de Manaus a pesquisadores, estudantes e ao grande público. Esperamos que o leitor possa utilizá-lo não apenas para identificar espécies de cobras e diferenciar cobras peçonhentas de não peçonhentas, mas também para entender porque nós as consideramos ilustrativas da beleza e exuberância biológica da Amazônia (Figura 1).

 

Figura 1 - As cobras ilustram a beleza

Falsa-coral Oxyrhopus occipitalis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário