23 maio 2020

DESASTRES HUMANOS DE NATUREZA BIOLÓGICA - CODAR – HB/CODAR 23 - Caracterização - Ocorrência - Classificação


DESASTRES HUMANOS DE NATUREZA BIOLÓGICA

CODAR – HB/CODAR 23


1. Caracterização

Os desastres humanos de causas biológicas compreendem as epidemias, os surtos epidêmicos e hiperendêmicos que podem surgir ou intensificar-se, complicando desastres naturais ou humanos e na condição de desastres secundários, ou na condição de desastre primário, em função de sua agudização.

De um modo geral, estes desastres relacionam-se com a dificuldade de controle de surtos intensificados de doenças transmissíveis, por parte dos órgãos de saúde pública ou com rupturas do equilíbrio ecológico que tendem a agravar endemias ou a criar condições favoráveis à disseminação de surtos epidêmicos.


2. Ocorrência

De um modo geral, os riscos de desastres biológicos são mais intensos nos países menos desenvolvidos, com infra-estrutura de saneamento e com serviços de saúde pública deficientes.

Por outro lado, quando da ocorrência de surtos, os estratos sociais menos favorecidos são os mais vulneráveis aos mesmos.


3. Classificação

Os desastres humanos de causas biológicas são classificados de acordo com os mecanismos de transmissão das enfermidades que os caracterizam em:

- Desastres Humanos Relacionados com Doenças Transmitidas por Vetores Biológicos – CODAR – HB.V/CODAR 23.1.

- Desastres Humanos Relacionados com Doenças Transmitidas por Água e Alimentos – CODAR – HB.A/CODAR 23.2.

- Desastres Humanos Relacionados com Doenças Transmitidas por Inalação – CODAR – HB.I/CODAR 23.3.

- Desastres Humanos Relacionados com Doenças Transmitidas por sangue e por outras secreções orgânicas contaminadas – CODAR – HB.V/CODAR 23.4.

- Desastres Humanos Relacionados com Doenças Transmitidas por Outros ou por mais de um Mecanismo de Transmissão – CODAR – HB.G/CODAR 23.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário