Veículos de emergência
Veículos
utilizados no APH no mundo e suas particularidades
Os
serviços de atendimento de urgência existem em âmbito civil desde 1950 como foi
visto ateriormente. Durante este período, as técnicas e veículos evoluíram para
melhor atender a população. Países como França, Estados Unidos, Espanha e
Alemanha são hoje pioneiros em serviços de APH, cada qual com viaturas
apropriadas para características viárias, populacionais e geográficas
particulares. Conheceremos agora, um pouco mais sobre os veículos de emergência
que existem em outros países, e como estes diferem da USA utilizada hoje pelo
GRAU.
Estados unidos
Os
EUA, é o país que de fato padronizou o atendimento pré-hospitalar e criou as
diretrizes seguidas por todo o mundo. Cursos como o PHTLS (prehospital trauma
life support) criado nos Estados Unidos, são hoje utilizados no cotidiano de
equipes de emergência em diversos países.
Não
somente se destaca nas técnicas, mas no segmento de veículos de emergência,
sendo berço de nascimento de diversas empresas que hoje fabricam veículos de
emergência para muitos países. Os veículos utilizados pelos serviços de
urgência nos estados unidos são ambulâncias do tipo Wheeled Coach (figura
superior) , são pequenos caminhões ou pickups com um baú fixo, onde o paciente
e equipamentos são transportados.
No
começo da implantação do Sistema Resgate, no começo dos anos 90 foram
importadas algumas destas viaturas , porém percebeu-se que não eram adequadas
para o uso no Brasil. Por se tratar de um veículo muito grande, perdia
manobrabilidade e agilidade especialmente em congestionamentos. A baixa altura
em relação ao solo também era um fator dificultante, pois as condições das vias
são precárias na maioria dos casos, o que forçou uma aposentadoria prematura
destas viaturas.
Fig. 11 - Ambulância
Wheeled Coach
Alemanha
Na
Alemanha, o serviço de atendimento de urgência Notarzt é sem dúvidas um dos
mais eficientes do mundo, e contam com recursos ultra modernos. Possuem
veículos de intervenção rápida, como é o caso da USA. Utilizam principalmente
SUV’s como a BMW X6, PorscheCayenne e também peruas de porte médio, como a Audi
A4 e BMW X1. Para ocorrências urbanas, é difícil pensar em uma solução mais
apropriada, em alguns casos conseguem inclusive transportar vítimas. Embora
tenham a mesma função de intervenção que a USA, existe uma grande diferença nos
deslocamentos e no tipo de ocorrencia que cada viatura atende.
Na
Alemanha, as condições das vias são impecáveis, e os deslocamentos são feitos
quase que integralmente em perímetro urbano.
Voltando
para a cidade de São Paulo, além das condições precárias das vias, em diversas
localidades não há sequer pavimento. O GRAU, por se tratar de um grupo com
características para-militares é acionado para situações mais agressivas que o
habitual, onde o risco é uma constante, como desastres naturais, soterramentos,
deslizamentos, acidentes de trânsitos com múltiplas vitimas, entre outras ocorrências.
Por esta razão o veículo necessita ser extremamente robusto e versátil.
Fig. 13 -
Porsche Cayenne utilizado pelo serviço de urgência alemão Notarzt.t
Espanha
O
serviço médico de urgência SAMUR (Servicio de Asistencia Municipal de Urgencia
y Rescate), é o equivalente espanhol do GRAU. São um grupo de resgate, que
atuam também em cenários de desastres e atentados. Tiveram um importante papel
durante os atentados em Madrid, em março de 2004. Utilizam em seus
deslocamentos o mesmo sistema de veículos que o GRAU, sendo a USA como um
veículo de intervenção, carros ágeis para deslocar a equipe médica até o local
o mais rapidamente possível. Utilizam veículos como BMW X1 e até mesmo um
Porsche modelo Cayenne Turbo S, assim como as unidades de resgate para
transporte da vítima.
Fig. 15 -
Porsche Cayenne utilizada pelo SAMUR - Espanha
Fig. 16 - Frota de veículos utilizados pelo SAMUR - Espanha
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