Porta-malas
Sistema de armazenamento
Organização
O
ponto mais crítico da USA atualmente é a maneira com que os equipamentos
necessários para o atendimento às ocorrências é armazenado. No porta-malas da
viatura há apenas uma rede que evita que os mesmos caiam quando a tampa é
aberta. Isso gera além da falta de organização, uma vez que todas as bolsas e
equipamentos ficam soltos e amontoados, um tempo maior para acessar
determinados itens, pois muitas vezes encontram-se sob vários outros. Alguns
dos equipamentos, como o monitor cardíaco, são frágeis e não podem ser
submetidos a grandes choques. O que acaba sendo difícil, uma vez que viajam
soltos e as condições viárias são precárias.
Uma
particularidade das USA, é o fato de nenhuma ser exatamente igual a outra. Cada
tripulaçao muda a organização e adiciona ítens que julguem importante para
atender as ocorrências. Isto cria um fator que precisa ser levado em
consideração: a flexibilidade na organização do espaço interno, além do
aproveitamento máximo do espaço, como foi dito anteriormente.
O
peso total deve-ser levado em conta, pois eles afetam diretamente o desempenho
e durabilidade da viatura. O veículo não passa por nenhuma melhoria em seu
processo de adaptação, e a carga extra somada ao uso abusivo que sofre durante
os deslocamentos contribuem para uma perda no desempenho, e desgaste prematuro
de componentes mecânicos Desta forma, o que se buscou solucionar é a falta de
organização e de proteção dos ítens transportados. Analisando o espaço total do
porta-malas foi possível identificar que embora tenha dimensões reduzidas, o
espaço é suficiente para o armazenamento, a questão é que na atual
configuração, é inviável utilizar o espaço em sua totalidade.
Para
tal, o sistema de organizção do espaço interno consiste em um sistema modular
de prateleiras de tecido e gavetas, fixados à uma armação tubular metálica,
desmontável e modular . As prateleiras superiores em tecido são fixadas com
velcro, o que permite que seu tamanho seja alterado a qualquer momento, um
problema sério caso precisem substituir algum equipamento, e este tenha
dimensões diferentes do anterior. Além da flexibilidade, as prateleiras de
tecido são leves, e não adicionam peso à viatura. A gaveta principal acomoda
ítens como os KED´s (coletes de imobilização para remoçao de vítimas presas em
ferragens), talas, bolsas reservas e demais ítens maiores. Acima da gaveta, há
uma prateleira com trilhos telescópicos, onde se situam as bolsas e monitor
cardíaco, ítens usados com maior frequencia, para acesso rápido.
Ideações
Fig. 30- Esboços de idéias para o sistema de organização do porta-malassistema de armazenamento
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