07 junho 2022

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS - Vítima consciente com obstrução incompleta - Vítima consciente com obstrução completa - Vítima inconsciente - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

6.3 - OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS

A obstrução das vias aéreas impede que a vítima respire, impedindo assim que ela consiga o oxigênio, que é fundamental para nosso organismo. Corpos estranhos como goma de mascar, pedaços de alimentos, dentes e outros objetos podem obstruir as vias aéreas impedindo a vítima de respirar. A obstrução das vias aérea é classificada em completa e incompleta. O que diferencia as duas é a capacidade da vítima de emitir som. Quando a vítima não consegue emitir nenhum tipo de som (não há passagem de ar), ela está com uma obstrução completa. Caso consiga emitir algum tipo de som, ou mesmo tossir (há passagem de ar), portanto ela respira, está com uma obstrução incompleta. A conduta adotada vai variar com o tipo de obstrução (completa ou incompleta) e quanto ao fato da vítima estar ou não consciente, conforme a seguir:

 

6.3.1 - Vítima consciente com obstrução incompleta

Acalme a vítima e oriente-a a tossir, caso não consiga eliminar o corpo estranho encaminhe a vítima para um SU.

 

Importante: não bata nas costas da vítima, pois isso pode mover o corpo estranho e tornar a obstrução completa.

 

 

6.3.2 - Vítima consciente com obstrução completa

· Tente acalmar à vítima;

· Peça para a alguém para ir providenciando ajuda (SU) ou transporte para levá-la ao SU;

· O socorrista deve posicionar-se por trás da vítima e colocar uma das mãos com o punho fechado e o polegar voltado para dentro, em contato com o abdome da vítima (três dedos acima da cicatriz umbilical).

A outra mão do socorrista é colocada sobre a primeira;

· Fazer compressões abdominais, direcionadas para cima, até desobstruir a via aérea ou a vítima ficar inconsciente. Em mulheres grávidas, pessoas obesas e bebês as compressões são efetuadas no tórax, no mesmo ponto das compressões realizadas nas manobras de ressuscitação cardio-pulmonar.

 


 

6.3.3 - Vítima inconsciente

a) Ajoelhe-se ao lado da vítima na altura do quadril da vítima;

b) Posicione uma de suas mãos no abdômen da vítima, três dedos acima da cicatriz umbilical;

c) Faça 05 compressões no abdômen para cima, no sentido do peito;

d) Olhe na boca da vítima para localizar o corpo estranho;

e) Se localizou o corpo estranho, retire-o e observe se a vítima respira;

f) Se não localizou o corpo estranho, faça duas ventilações boca a boca e repita as 05 compressões abdominais e assim sucessivamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário