07 junho 2022

Avaliação da Respiração - Ver - Ouvir - Sentir - URGÊNCIAS PRÉ-HOSPITALARES (UPH) - APOSTILA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

 

6.2.5 - Avaliação da Respiração

É através da respiração que nosso organismo recebe o Oxigênio, gás imprescindível para a sobrevivência das células do nosso corpo. Caso a vítima apresente apnéia (parada respiratória), medidas importantes precisam ser tomadas para que as células não sofram com a falta do Oxigênio. Para verificar se a vítima se encontra em apnéia o socorrista deve-se posicionar-se ao lado da vítima na altura dos ombros, manter a cabeça da vítima inclinada para que as vias aéreas fiquem livres, colocar sua face próximo à boca e ao nariz da vítima e, olhando para seu tórax, VER se o tórax da vítima se expande, OUVIR se há ruído da respiração e SENTIR se há saída de ar.


 

Ver a expansão do tórax

Ouvir os movimentos aéreos pela boca e nariz e ruídos anormais

Sentir o ar sendo expirado, durante um período de cinco segundos.

 

Caso a vítima esteja respirando, mantenha as vias aéreas livres e aguarde a ajuda que você solicitou (SU)

 

Caso a vítima não esteja respirando, mantenha a inclinação da cabeça e faça duas ventilações boca a boca

Para isso, o socorrista deve manter a via aérea aberta com manobra de inclinação da cabeça e elevação do queixo, fechar as narinas do paciente com a mesma mão que inclina a cabeça, aplicar sua boca sobre a boca da vítima e efetuar duas ventilações completas, com intervalo, observando a expansão do tórax da vítima. Sempre que possível use dispositivo de barreira ( máscaras, plásticos especiais) para realizar o boca a boca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário