06 abril 2022

Nuvens médias - Nuvem Nimbustratos - Nuvem Cúmulus - Cumulunimbus - Mecanismo de formação da chuva - Como se forma a chuva - METEOROLOGIA APLICADA AO SERVIÇO DE BOMBEIROS

 

2.4.2 Nuvens médias

 

Nimbustratos: nuvem típica da formação de chuva. Muitas vezes sua base não pode ser vista devido ao peso da precipitação. Geralmente, estão associadas às condições climáticas do outono e do inverno, podendo, contudo, aparecer em qualquer estação.

 

Condição de tempo associada: Estas nuvens sempre produzem chuva fraca à moderada que pode perdurar por horas.

 

Cúmulus: nuvens isoladas, geralmente densas e de contornos nítidos, que se desenvolvem verticalmente em forma de torres. O topo parece muitas vezes uma couve-flor ou amontoada de algodão. As porções da nuvem iluminadas pelo sol são quase de um branco brilhante, a base é relativamente sombria. O topo do cúmulo é, às vezes, esfarrapado e constituído por gotículas de água e cristais de gelo nas porções mais elevadas em que a temperatura é inferior a 0º C.

 

Condição de tempo associada: Cúmulos bem desenvolvidos produzem pancadas de chuva ou aguaceiros; cúmulos pequenos, lembrando flocos de algodão são também conhecidos como cúmulos de bom tempo.

Cumulunimbus: nuvem densa de grande extensão vertical, em forma de montanha ou enormes torres. A região superior, pelo menos em parte, é lisa, e quase sempre achatada em forma de bigorna. O cumulunimbus é constituído por gotículas de água e cristais de gelo na parte superior. Contém também grandes gotas de chuva e granizo. Quando cobre grande parte do céu pode, facilmente, confundir-se com Nimbustratus. É responsável pela formação de tempestades, trovoadas, e em alguns casos, tornados.

 

Condição de tempo associada: Estas nuvens produzem aguaceiros violentos, acompanhados de relâmpago, trovão e rajadas de vento moderadas a forte. Algumas vezes produzem granizo.

 

Veja abaixo exemplo das nuvens médias:

 

Figura 2.8: Nuvem Nimbustratos




*Figura 2.9: Nuvem Cúmulus




*Figura 2.10: Nuvem Cb – Cumulunimbus(Exemplo 1)




Figura 2.11 – Nuvem Cb – Cumulunimbus(Exemplo2)




Figura 2.11a – Mecanismo de formação da chuva (CB).



 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário