27 março 2022

APÊNDICE C - Entrevista semi-estruturada aos Oficiais gestores da atividade técnicados Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - Sistema de Gestão da Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações

 APÊNDICE C - Entrevista semi-estruturada aos Oficiais gestores da atividade técnicados Corpos de Bombeiros Militares do Brasil

 

PERGUNTA 1: O(a) senhor(a) atua na gestão da atividade técnica (segurança contraincêndio e pânico) no seu Estado?

a) Sim b) Não

 

PERGUNTA 2: Atualmente, as classificações das edificações para definição das medidas(sistemas) a serem implantadas, são baseadas primordialmente na ocupação (atividade),altura, área construída, lotação de público e grau de risco de incêndio da edificação. O(a)senhor(a) considera possível adotar um procedimento único de classificação das edificaçõescom abrangência em todo o território nacional?

a) Sim b) Não

 

PERGUNTA 3: Considerando a possibilidade de adoção de um método único declassificação das edificações em todo o território nacional, o(a) senhor(a) acredita ser viável aimplementação de ocupações e parâmetros adicionais em cada Estado, conforme ascaracterísticas regionais, sem alterar a classificação unificada?

a) Sim b) Não

 

PERGUNTA 4: O(a) senhor(a) considera viável a adoção de exigências sobre aobrigatoriedade de instalação das medidas de segurança contra incêndio nas edificações comaplicação em todo o Brasil, a partir de um método único de classificação das edificações?

Exemplo: Todas as edificações residenciais multifamiliares (A2), grau de risco baixo, commais de 12 metros de altura ou mais de 750 m2 de área construída, deverão possuir instalaçãohidráulica sob comando (hidrantes e mangotinhos).

a) Sim b) Não

 

PERGUNTA 5: Caso a resposta da pergunta anterior seja negativa, na sua concepção, qual éo motivo da inviabilidade?

(Opcional e aberta)

 

PERGUNTA 6: O(a) senhor(a) considera viável a elaboração e adoção de umaregulamentação técnica única, com abrangência em todo o território nacional, a qual abordariaos detalhamentos técnicos de instalação das medidas (sistemas) de segurança contra incêndio(saída de emergência, hidrantes e mangotinhos, iluminação de emergência, controle dosmateriais de revestimento e de acabamento, etc.)?

a) Sim b) Não

 

PERGUNTA 7: Considerando a implantação de uma regulamentação técnica comabrangência nacional, o(a) senhor(a) acredita ser possível a elaboração e adoção deregulamentações técnicas adicionais em seus respectivos estados, que não conflitem com osdetalhamentos técnicos expedidos a nível nacional, com o fim principal de contemplarcaracterísticas regionais?

a) Sim b) Não

 

PERGUNTA 8: Na sua opinião, qual seria a melhor estruturação de trabalho para aelaboração da regulamentação técnica com abrangência em todo o território nacional?

a) Criação de um setor específico junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública(SENASP), composto por bombeiros militares e técnicos, com a finalidade de elaborar asregulamentações técnicas e submeter à apreciação para sugestões dos Corpos de BombeirosMilitares.

b) Criação de um setor específico junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública(SENASP), o qual gerenciaria e centralizaria a concepção das regulamentações técnicas queseriam elaboradas através de comissões representativas nomeadas, compostas por técnicos dosCorpos de Bombeiros Militares.

c) Utilização das Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNTNBR) e elaboração de Regulamentações Técnicas Estaduais abordando somente as lacunasnão tratadas nas normas da ABNT.

d) Outras sugestões (preenchimento livre)

 

PERGUNTA 9: Outras observações julgadas úteis?

(Opcional)

 

PERGUNTA 10: O seu Estado pertence a qual região do Brasil?

 

PERGUNTA 11: Qual é o seu Estado?

(opcional)




Nenhum comentário:

Postar um comentário