03 junho 2021

Vasos de Pressão, Válvulas e Acessórios - Típico cilindro de armazenamento de agente limpo - Capacidade nominal e faixa quantidade de agente nos vasos de pressão - Especificação do agente limpo - Projetos de Sistema Fixos de Combate a Incêndios - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

5.2.2 – Vasos de Pressão, Válvulas e Acessórios 

Encontra-se no mercado modelos de vasos de pressão para agente limpo de capacidades mássicas de 10 lb até 900 lb de gás, conforme as faixas de massa dos vasos apresentado na Figura 5.12. 

Figura 5.12 – Típico cilindro de armazenamento de agente limpo  (1 lb = 0,45 kg) (KIDDE NOVEC 1230, 2005)


Como exemplo, o fabricante de cilindros SAPPHIRE fornece a massa nominal do cilindro e sua faixa de operação, conforme apresentado na Tabela 5.7. Com isso é possível o cálculo da quantidade total de cilindros a ser empregada.

Para a correta atuação do sistema e a extinção segura do incêndio, é importante garantir qualidade do agente de extinção empregado. O gás armazenado deve seguir um padrão de qualidade estabelecido pela norma em vigor, no caso a NFPA 2001. Exemplo de especificação é apresentado na Tabela 5.8. Deve-se avaliar a qualidade do gás a cada manutenção. Especial atenção é dada à concentração de água no mesmo. Altas concentrações de água no sistema podem levar ao congelamento durante a descarga, impedindo o correto funcionamento.


Tabela 5.7– Capacidade nominal e faixa quantidade de agente nos vasos de pressão (SAPPHIRE, 2009)

 

Tabela 5.8 – Especificação do agente limpo (NFPA 2001, 2012)

 

É obrigatório que o cilindro possua um medidor de pressão (manômetro), válvula de segurança manual para interromper o fluxo de gás, disco de ruptura de segurança, e uma tampa de proteção. A tampa deve estar fixada no cilindro sempre que este não estiver conectado à tubulação e, principalmente, durante o transporte (NFPA 2001, 2012).

Os equipamentos e acessórios devem ser elaborados para atuar na faixa de temperatura de -29°C a 54°C. Devem possuir ainda a opção de acionamento e desligamento manual, apresentando fácil acesso ao comando deste sistema. Todos os equipamentos devem ser instalados de maneira que não sofram danos mecânicos, influência de agentes químicos ou qualquer outro dano que os torne inoperantes.

Finalmente, o interior do cilindro deve ser compatível com o gás de extinção utilizado, não podendo sofrer corrosão ou outra ação química (NFPA 2001, 2012).

Os cilindros devem estar armazenados de maneira que tenham fácil acesso, permitindo inspeção, teste, recarga e qualquer outra atividade de manutenção sem que seja necessária a interrupção ou desmonte do sistema.

Os recipientes devem ser instalados de maneira que fiquem fixos, seguindo as instruções do fabricante. Devem apresentar claramente a identificação do gás, volume e a pressão de armazenamento (NFPA 2001, 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário