02 junho 2021

Tubulações - Tubulação para FM-200 - Projetos de Sistema Fixos de Combate a Incêndios - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

5.2.4 – Tubulações

As tubulações do sistema fixo são responsáveis pela distribuição do gás de extinção desde o local de armazenamento até os difusores. Essa tubulação deve ser de material não-combustível, não-metálico, resistente à corrosão e com características físicas e químicas que garantam a sua resistência. O seu interior deve ser livre de

partículas ou qualquer outro material que possa vir a entupir ou danificar os difusores.

O sistema deve ainda ter seções de alívio para evitar o depósito de líquidos ao longo dos tubos.

A dimensão da tubulação é um fator importante para certificar que a inundação do ambiente será completa, no tempo adequado, e com a concentração mínima exigida.

Deve garantir ainda que o fluxo de gás seja uniforme. As falhas mais frequentes observadas em sistemas reais são a condensação e/ou rompimento de tubos junções e difusores.

O comprimento dos tubos é função da arquitetura local, porém o seu diâmetro é em função da vazão mássica necessária - conforme as Tabelas 5.13 e 5.14.

O manual de instalação do FM-200, fornecido pelo fabricante CHEMETRON, e do NOVEC, fornecido pelo fabricante KIDDE, oferecem o diâmetro da tubulação em função da vazão mássica mínima na tubulação com a opção de modelo de tubulação de Schedule 40 para o FM-200 e Schedule 40 ou 80 para NOVEC 1230, onde o Schedule é um padrão adotado referente a espessura da parede da tubulação. Esse cálculo do diâmetro prevê fatores que podem afetar a vazão do escoamento do gás, como turbulência, perda de carga e queda de pressão que podem ser ocasionados durante o escoamento e devido aos “Tês” na linha de tubulação. Entretanto, na seção final da tubulação, onde fica o difusor, pode-se reduzir a vazão mássica mínima para 60%, contanto que seja uma linha de tubo sem curvas e “Tês” (KIDDE NOVEC 1230, 2005).


Tabela 5.13 – Tubulação para FM-200 (CHEMETRON MANUAL FM-200, 2004)


Tabela 5.14 – Tubulação para o NOVEC 1230 (KIDDE NOVEC 1230, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário