03 junho 2021

Gases Ativos - Agentes limpos de gases ativos - Agentes Extintores Gasosos - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

Gases Ativos 

Os agentes limpos denominados “gases ativos” agem através da retirada da energia térmica do incêndio e, principalmente, da interrupção da cadeia de reações químicas da combustão (SEITO et al., 2008). Está ação os torna mais eficazes que os gases inertes, reduzindo a concentração de agente necessária para extinguir o incêndio.

Os gases ativos são misturas de compostos químicos não banidos no Protocolo de Montreal. Atualmente os mais usuais no mercado são o FM-200 e NOVEC 123, descritos na Tabela 2.2.

É interessante observar a diferença de concentração mínima de projeto dos gases inertes e dos ativos. Enquanto os inertes, por agirem unicamente por abafamento, dependem de uma concentração de quase 40% no meio, para os ativos essa concentração fica reduzida a 7% ou menos. Este fator influência também no tempo de descarga de gás – 1 minuto para os gases inertes e menos de 10 segundos para os gases ativos.


Tabela 2.2 – Agentes limpos de gases ativos (3M PRODUCT INFORMATION, 2009; DUPONT, 2014; NFPA 2001, 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário