02 junho 2021

Conclusão - Comparação de agente de extinção CO2 e NOVEC 1230 a partir do estudo de caso - Estudo de Sistema Fixo de Combate a Incêndio por Agente Gasoso

Capítulo 7 – Conclusão

A busca por agentes extintores cada vez mais eficientes e seguros é permanente.

 

Três parâmetros básicos devem ser avaliados:

- a toxicidade do gás estudado e dos compostos gerados durante o uso;

- parâmetros ambientais, onde se analisa o potencial de impacto ambiental do gás referente à camada de ozônio e aquecimento global;

- a eficiência de extinção.


No estudo de caso aqui desenvolvido o projeto de sistema fixo de combate a incêndio baseou-se em normas ABNT e NFPA. Desta agência foram usadas as normas NFPA 12 e NFPA 2001. Foi observada carência normativa e de conteúdo nas normas ABNT.

A partir do estudo de caso e da comparação dos resultados para CO2 e NOVEC 1230, foi possível concluir que o CO2, além de mais sujeito a acidentes por asfixia, necessita de uma quantidade mássica muito superior ao NOVEC 1230.

Por consequência o CO2 necessita também de um maior número de difusores instalados em um mesmo ambiente. O sistema fixo baseado em dióxido de carbono também exige uma elevada quantidade de cilindros de armazenamento, conforme resumido na Tabela 8.1.


Tabela 7.1 – Comparação de agente de extinção CO2 e NOVEC 1230 a partir do estudo de caso


Deste modo, o estudo de caso demonstrou a inviabilidade técnica e econômica de instalar um sistema baseado em CO2 no ambiente avaliado. O estudo revelou ainda que sistemas baseados em NOVEC 1230 podem ser uma opção interessante. Não foi avaliado porém o custo real deste sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário