25 maio 2021

Serpente ou cobra? - Venenosa ou peçonhenta? - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

 Serpente ou cobra?


Venenosa ou peçonhenta?


Em alguns países de língua inglesa, o termo “cobra” é utilizado apenas em referência às Najas, que ocorrem na África e Ásia.


Mas no Brasil, não existe diferença alguma entre serpente e cobra.


Nesse livro, utilizamos o termo cobra, por ser mais tradicionalmente utilizado pela população brasileira.


A diferença entre animal venenoso e peçonhento está principalmente na presença ou ausência de estruturas inoculadoras de toxina, como dentes ou ferrões.


Os animais denominados venenosos são aqueles em que o veneno entra em funcionamento se o animal foi ingerido ou absorvido passivamente através da pele ou superfícies mucosas.


Algumas espécies de sapos são venenosas, mas envenenamentos são improváveis porque pessoas não têm o hábito de ingerir a maioria dos sapos.


O sapo Rhaebo guttatus (Bufonidae) é capaz de comprimir as glândulas de veneno, expelindo-o a distâncias relativamente longas, embora não exista nenhuma estrutura para injetar veneno (Figura 33).


Os animais peçonhentos são aqueles que possuem estruturas adaptadas para injetar ativamente a toxina, como as aranhas com suas quelíceras, os escorpiões com seu aguilhão e as cobras que usam as presas ou dentes.


Figura 33 - Alguns animais venenosos não possuem estruturas para injetar veneno, mas o sapo Rhaebo guttatus pode se colocar em postura de defesa e comprimir suas glândulas para lançar veneno a distâncias relativamente longas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário