25 maio 2021

O que mata as cobras? - Guia de Cobras da Região de Manaus - Amazônia Central

O que mata as cobras?

 

Espécies de grande porte como a Sucuri (Eunectes murinus), a maior cobra do mundo em massa corpórea, são eventualmente predadas por Jacarés-açus (Melanosuchus niger) e mais frequentemente pelo homem. 

Mas, a grande maioria das espécies de cobras é predada por diversos grupos de vertebrados.

Entre os predadores naturais, as aves se destacam por localizarem as cobras pela visão, como as corujas, gaviões e garças. 

Entre os mamíferos predadores de cobras na região de Manaus estão os felinos (Jaguatirica, Gato-maracajá), Quatis (Nasua nasua) e cachorros selvagens (Speothos). Mucuras (Gambás) são imunes ao veneno de cobras, e por isso as cobras constituem um componente importante de sua dieta. 

Aparentemente, nenhum mamífero na região de Manaus é especialista em caçar cobras ou utilizá-las como única fonte de alimento. 

De modo geral, os mamíferos predadores de Manaus são generalistas, consomem vários tipos de presas, dentre elas as cobras.

 

As formigas constituem o grupo de maior biomassa animal na Amazônia.

 

Em Manaus, cobras foram encontradas com severas sequelas decorrentes do ataque por formigas, como ossos da cauda expostos (Figura 19). 

As cobras aquáticas, fossoriais e arborícolas estão mais protegidas dos ataques por formigas em comparação a cobras terrestres.

Possivelmente por essa razão, muitas cobras terrestres podem procurar abrigo sobre a vegetação para dormir.


Figura 19 - As formigas podem causar ferimentos graves em outros animais, como essa Cobra-cipó Chironius multiventris, cujos ossos da cauda foram expostos após um ataque.

Pelo menos dez espécies de cobras que ocorrem na região de Manaus se alimentam de outras cobras (ofiofagia).

Algumas são oportunistas que eventualmente comem outras cobras que cruzam o seu caminho, como a Falsa-coral Anilius scytale.

Outras são anatomicamente adaptadas para capturar, ingerir e digerir animais de corpo alongado, como as Cobras-corais verdadeiras do gênero Micrurus, a Falsa-coral Erythrolamprus aesculapii e as Mussuranas (gêneros Clelia e Pseudoboa).

 

Em comunidades de zonas rurais as cobras ofiófagas podem reduzir o risco de acidentes ofídicos, porque algumas espécies podem caçar cobras peçonhentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário