22 maio 2020

CAPÍTULO II - DESASTRES HUMANOS RELACIONADOS COM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS - CODAR – HBA/CODAR 23.2 - Introdução - Importância da Educação Sanitária - Vigilância Sanitária - Classificação - Amebíase CODAR HB.AAM ou CODAR 23.201 - Cólera CODAR HB.ACO ou CODAR 23.202 - Diarréias Agudas CODAR HB.ADA ou CODAR 23.203 - Diarréia Causada por Escherichia Coli CODAR HB.DCC ou CODAR 23.204 - Salmoneloses CODAR HB.ASL ou CODAR 23.205 - Febre Tifóide CODAR HB.AFT ou CODAR 23.206 - Febre Paratifóide CODAR HB.AFP ou CODAR 23.207 - Shigeloses CODAR HB.ASH ou CODAR 23.208 - Intoxicações Alimentares CODAR HB.AIP ou CODAR 23.209 - Hepatite a vírus “A” CODAR HB.AHH ou CODAR 23.210 - Poliomielite CODAR HB.APO ou CODAR 23.211


CAPÍTULO II

DESASTRES HUMANOS RELACIONADOS COM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS

CODAR – HBA/CODAR 23.2


1. Introdução

As doenças transmitidas pela água e pelos alimentos contaminados são muito importantes, em termos quantitativos, nas estatísticas nosológicas e tendem a se agravar nas áreas onde:

- o saneamento básico é pouco eficiente

- as atividades de vigilância sanitária da água e dos alimentos são descuradas (descuidadas) O saneamento básico é, sem nenhuma dúvida, o mais importante conjunto de medidas de saúde pública, para garantir a redução da mortalidade geral e para aumentar a expectativa de vida das populações beneficiadas.

A vigilância sanitária da qualidade da água e, em especial, dos alimentos não pode ser descurada. Mesmos nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América, as intoxicações alimentares ocorrem com grande freqüência, sendo responsáveis por dezenas de milhões de atendimentos hospitalares anuais.


2. Importância da Educação Sanitária

A educação sanitária relacionada com as doenças veiculadas pelas águas e alimentos contaminados deve ser muito bem conduzida, e conteúdos relacionados com o assunto devem ser difundidos e debatidos em todos os níveis de ensino, a partir da pré-escola.

É muito importante que toda a sociedade seja motivada para se preocupar com o controle de qualidade de água potável e dos alimentos consumidos, tanto nos ambientes familiares como em restaurantes, confeitarias e outros lugares públicos especializados na comercialização de alimentos.

O consumidor deve ser educado para adquirir alimentos saudáveis, verificar o estado de conservação das embalagens, as datas de validade dos produtos oferecidos para o consumo e a certificação de qualidade dos órgãos sanitários responsáveis. É importante que se evite freqüentar estabelecimentos e restaurantes de higiene duvidosa.


3. Vigilância Sanitária

A vigilância sanitária tem poder de polícia e deve garantir a qualidade da água potável disponibilizada para os usuários e dos alimentos oferecidos à população.

Tem atribuições para verificar as condições de saúde e de asseio corporal dos manipuladores de alimentos e se os mesmos cumprem fielmente os procedimentos padronizados recomendados, para garantir a higiene dos alimentos preparados e distribuídos à população.

É muito importante a conservação dos alimentos em condições adequadas de temperatura e de limpeza.

No caso das doenças transmitidas pela água e pelos alimentos contaminados, é muito importante o controle de vetores mecânicos, como moscas e baratas, que transportam agentes infecciosos em seu corpo, ao pousarem em monturos, latrinas, esterqueiras e outros locais contaminados e depois nos alimentos.


4. Classificação

Os principais desastres relacionados com doenças transmitidas por água e alimentos, de interesse do Brasil, da América do Sul e dos países africanos de expressão oficial portuguesa, são os seguintes:

- Amebíase CODAR HB.AAM ou CODAR 23.201

- Cólera CODAR HB.ACO ou CODAR 23.202

- Diarréias Agudas CODAR HB.ADA ou CODAR 23.203

- Diarréia Causada por Escherichia Coli CODAR HB.DCC ou CODAR 23.204

- Salmoneloses CODAR HB.ASL ou CODAR 23.205

- Febre Tifóide CODAR HB.AFT ou CODAR 23.206

- Febre Paratifóide CODAR HB.AFP ou CODAR 23.207

- Shigeloses CODAR HB.ASH ou CODAR 23.208

- Intoxicações Alimentares CODAR HB.AIP ou CODAR 23.209

- Hepatite a vírus “A” CODAR HB.AHH ou CODAR 23.210

- Poliomielite CODAR HB.APO ou CODAR 23.211

Nenhum comentário:

Postar um comentário