05 dezembro 2015

Suprimento de Combustível Diesel - Especificações de Combustíveis Diesel - Sistema Típico de Suprimento de Combustível - Tanque de Suprimento Acima do Grupo Gerador - Sistema Típico de Suprimento de Combustível - Tanque de Suprimento Abaixo do Grupo Gerador - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Suprimento de Combustível

Suprimento de Combustível Diesel

Os grupos geradores acionados por motores diesel geralmente são projetados para funcionar com combustível diesel ASTM D975 No. 2. Para operação em curtos períodos, outros combustíveis podem ser adequados desde que satisfaçam às características físicas e de qualidade descritas na Tabela 6-6. Consulte o fabricante do motor sobre o uso de outros combustíveis.

Deve-se tomar cuidado na aquisição do combustível e no abastecimento dos tanques para evitar a entrada de sujeira e umidade no sistema do combustível diesel. A sujeira entupirá os injetores e provocará um desgaste acelerado em componentes usinados do sistema de combustível. A umidade pode causar corrosão e falhas prematuras desses componentes.

Dependendo de sua classificação standby, os grupos geradores a diesel consomem cerca de 0,26 litros/hr por kW nominal (0,07 gal/hr por kW nominal) de combustível sob carga plena. Por exemplo, um grupo gerador standby de 1000 kW consome cerca de 260 litros/hr (70 gal/hr) de combustível. O tanque principal de combustível de um grupo gerador diesel pode ser um tanque sob a base (montado sob o skid do grupo gerador), ou um tanque de combustível remoto. Se o tanque principal de combustível estiver em local distante do grupo gerador, pode ser necessário um tanque intermediário (diário) para alimentar o grupo gerador.

Existem diferenças consideráveis de capacidade de motor entre fornecedores, de modo que o projeto do sistema de combustível deve ser revisto para o grupo gerador específico instalado em um local.

A principal vantagem dos tanques de combustível sob a base é que o sistema pode ser projetado e montado na fábrica para minimizar o trabalho no local. Entretanto, os mesmos podem não ser uma escolha prática (ou possível) com base nos requisitos de capacidade do tanque principal de combustível e nas restrições das normas, bem como na facilidade de acesso para o reabastecimento do tanque.

Ao escolher um tanque de combustível sob a base, leve em conta que o sistema de controle do grupo gerador e outros pontos de manutenção podem ser elevados a uma altura que não seja prática. Isto poderá exigir outras estruturas na instalação para permitir serviços convenientes ou para atender aos requisitos de operação.

Devido às limitações das bombas mecânicas de combustível na maioria dos motores, muitas instalações que requerem tanques de combustível remotos (principais) também requerem de tanques intermediários (diários). O tanque principal pode estar acima ou abaixo do grupo gerador e tais instalações precisarão de projetos de tanques intermediários e sistemas de controle de combustível ligeiramente diferentes. As Figuras 6-29 e 6-30 ilustram sistemas típicos de suprimento de combustível diesel.






Deve-se considerar os seguintes aspectos no projeto e instalação de qualquer sistema de suprimento de combustível diesel:

• A capacidade, construção, localização, instalação, ventilação, tubulação, testes e inspeção do tanque de suprimento de combustível devem atender todas as normas aplicáveis e suas interpretações locais, (NOTA SOBRE O CÓDIGO AMERICANO: Na América do Norte, os padrões Nº 30 e Nº 37 da NFPA, são típicos).

As normas locais sobre o meio ambiente geralmente exigem um depósito secundário (chamado de “tanque de ruptura”, “dique” ou “represa”) para evitar que um vazamento de combustível penetre no solo ou no sistema de esgotos. A área de contenção do depósito secundário normalmente inclui recursos para detectar e soar um alarme em caso de vazamento no tanque principal.

• A escolha do local deverá levar em conta a facilidade de acesso para reabastecimento e se as linhas de suprimento deverão ser aquecidas (em climas frios).

• O tanque de suprimento de combustível deve armazenar combustível suficiente para operar o grupo gerador durante o número previsto de horas, (NOTA SOBRE O CÓDIGO AMERICANO: A NFPA110 define o número de horas de funcionamento exigidas como a Classe de uma instalação. Os requisitos típicos são de 2 horas para as saídas de emergência do edifício, e de 8 horas de duração para a maioria das quedas de energia), sem reabastecimento. Os cálculos de dimensionamento do tanque poderão basear-se nas taxas de consumo horário de combustível, mais com o fato de que a operação de grupos geradores sob carga plena é raro. Outras considerações sobre o dimensionamento do tanque incluem a duração esperada das quedas de energia em relação à disponibilidade de entrega de combustível e a vida útil do combustível armazenado, que varia de 1-1/2 a 2 anos, quando corretamente armazenado.

• Os tanques de suprimento de combustível devem ser adequadamente ventilados para evitar a pressurização. Os requisitos de ventilação em um tanque, tanto em aplicações prime quanto de emergência, dependem das normas locais e de suas interpretações. Os tanques também devem ter recursos para a drenagem manual ou a remoção de água e sedimentos e um espaço para dilatação do combustível aquecido de pelo menos 5% para evitar transbordamento.

• A bomba de elevação de combustível, a bomba de transferência do tanque diário ou a sede da bóia devem estar protegidos contra detritos do tanque de suprimento por um pré-filtro ou uma cuba de sedimentação com elemento de trama de 100 a 120.

• Para os sistemas de energia de emergência, as normas podem não permitir que o suprimento de combustível seja usado para qualquer outra finalidade, ou podem especificar um nível mínimo para outros equipamentos que garanta o suprimento de combustível para uso da energia de emergência.

• A classificação Nº 2 de Cetanos para o aquecimento do óleo não é alta o suficiente para a partida de motores diesel em climas frios. Conseqüentemente, podem ser exigidos tanques de suprimento independentes para sistemas de energia de emergência e de aquecimento de edifícios.

• Devem ser fornecidas linhas separadas de retorno do combustível para o tanque diário ou para o tanque de suprimento para cada grupo gerador em uma instalação de múltiplos grupos para evitar a pressurização das linhas de retorno dos grupos em marcha lenta. Além disso, uma linha de retorno do combustível não deve incluir um dispositivo de corte. Podem ocorrer danos ao motor se o motor funcionar com a linha cortada.

• Um tanque diário é necessário sempre que a fricção do tubo e/ou a elevação do tanque de suprimento, abaixo da entrada da bomba de combustível ou acima dos injetores de combustível, possam causar uma entrada excessiva de combustível ou uma restrição excessiva ao retorno do combustível. Existem alguns modelos de grupos geradores com um tanque diário integrado ou um tanque diário sob a base e montado no chassi.

NOTA: Quando grupos geradores são conectados em paralelo ou devem satisfazer requisitos de partida rápida para aplicações de emergência, é necessário que o tanque de combustível, ou reservatório, esteja localizado de modo que o menor nível possível do combustível não fique a menos de 150 mm (6 pol) acima da entrada da bomba de combustível.


Isto evitará o acumulo de ar na linha de combustível enquanto o grupo não estiver funcionando, eliminando o período durante a partida quando o ar terá que ser purgado. Em alguns modelos existem opções para eliminar esta necessidade.

• Os limites de temperatura do combustível no tanque diário podem ser excedidos em algumas aplicações quando o combustível aquecido do motor retorna ao tanque diário. À medida que a temperatura do combustível aumenta, a densidade e a lubricidade do combustível diminuem, reduzindo a saída de potência máxima e a lubrificação das peças em contato com o combustível, como bombas e injetores. Uma solução é a instalação de um tubo para o retorno do combustível diretamente para o tanque de suprimento em vez do retorno para o tanque diário. Outros projetos podem exigir um arrefecedor do combustível para reduzir a temperatura do combustível de retorno a um nível seguro para o retorno ao tanque diário. Consulte o fabricante do motor para mais informações sobre o motor utilizado e as exigências de retorno do combustível, (Em geral, os motores Cummins podem ser instalados com o combustível de retorno conectado no tanque diário. A localização da linha de retorno varia com o motor fornecido).

• A capacidade da bomba de transferência de combustível do tanque diário e a tubulação de suprimento devem ser dimensionadas com base no fluxo máximo de combustível indicado na Folha de Especificações do grupo gerador recomendado.

• Use a Tabela 6-6 como referência para a escolha do combustível diesel e obter o melhor desempenho.

• Todos os sistemas de combustível devem possuir provisões para a contenção do combustível em caso de vazamento de um tanque e também para situações em que o mesmo for abastecido em excesso.

• Considere os meios para abastecer manualmente os tanques para o caso de o sistema de abastecimento automático do tanque falhar.

• A bomba de alimentação a partir do tanque principal pode ser do tipo duplex para melhorar a confiabilidade do sistema.


• As normas de combate a incêndio podem incluir requisitos específicos para o grupo gerador, como um meio de impedir o fluxo do combustível para a sala do grupo gerador em caso de incêndio e os meios para retornar o combustível ao tanque principal se ocorrer um incêndio na sala do grupo gerador.


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