22 novembro 2014

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra - O líder quilombola, Zumbi de Palmares é considerado herói nacional, constando no chamado "livro de aço", o "Livro dos Heróis e das heroínas da Pátria”


20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Pintura que retrata o herói nacional Zumbi dos Palmares
Imagem capturada na Internet (Fonte: Terra/Notícias)
(Foto: Wikimedia Foundations/Reprodução)
  

Hoje, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em 1.046 cidades brasileiras, em tributo a Zumbi e ao Quilombo dos Palmares, respectivamente, nomes do líder e do maior quilombo do Brasil colonial, localizado na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco e, que hoje faz parte do município União dos Palmares, no estado de Alagoas.


A data se refere ao dia de sua morte, ocorrida em 20 de novembro de 1695. A ideia de escolher uma data comemorativa específica remonta o início dos anos 70 (Século XX), quando um grupo de seis pessoas, engajado no movimento negro, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), resolveu homenagear a luta da comunidade negra brasileira.

Esta, por sua vez, se encontrava insatisfeita com a data 13 de maio, na qual se comemora a Abolição dos Escravos, cuja lei fora assinada, em 1888, pela Princesa Isabel.

A sugestão foi do militante do grupo, o poeta e professor, Oliveira Silveira, que julgava que esta nova data teria maior expressividade para a comunidade negra brasileira.

A data comemorativa foi incluída no Calendário Escolar em território nacional em 2003, mas somente em 2011, a mesma foi oficializada como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (Lei 12.519).

Hoje, a data é feriado oficial em 1.046 cidades brasileiras.


O líder quilombola, Zumbi de Palmares é considerado herói nacional, constando no chamado "livro de aço", o "Livro dos Heróis e das heroínas da Pátria”, o qual é guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Fonte: Geografia em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário