01 dezembro 2013

Cuba - 288. Quando começou o conflito Cuba - Estados Unidos?


Devido à informação existente sobre o tema, muitas pessoas acreditam que o diferendo Cuba – Estados Unidos começou em primeiro de janeiro de 1959, quando triunfou a Revolução. A verdade histórica situa esse momento muitos anos antes.

Em 1805, ou seja, 154 anos de que triunfasse a Revolução, o Presidente dos Estados Unidos na ocasião, Thomas Jefferson, em nota enviada ao Ministro da Inglaterra em Washington, expressou: “Em caso de guerra entre a Inglaterra e a Espanha, os Estados Unidos se apoderariam de Cuba por necessidades estratégicas para a defesa da Lousiana e da Flórida”.

Em 1810, o presidente norte-americano James Madison orientou o seu Ministro em Londres, Willian Pcknoy, a levar ao conhecimento da administração desse país que...”a posição de Cuba suscita nos  Estados Unidos um interesse tão profundo no destino dessa ilha que, mesmo que pudesse permanecer inativos, não poderão ser espectadores satisfeitos da sua queda em poder de qualquer governo europeu”.

Em 1823, sendo presidente dos Estados Unidos James Monroe, o integrante de seu gabinete, John C. Calhoon, defendeu o critério de anexar a ilha com o apoio do ex-presidente Jefferson, que dissera...”confesso francamente ter sido sempre da opinião de que Cuba seria a adição mais interessante que se poderia fazer no nosso sistema de estados”.


Em 28 de abril 1823, o Secretário de Estado, John Quincy Adams (mais tarde, em 1825, presidente), enviava instruções escritas ao Ministro dos Estados Unidos na Espanha, nas quais expressava:...”quando se lança um olhar na direção do curso que provavelmente os acontecimentos tomarão nos próximos 50 anos, é quase impossível resistir à convicção de que a anexação de Cuba à nossa República Federal será indispensável para a continuação da União e a manutenção de sua integridade”. 

O desenvolvimento desse pensamento anexionista seria concluído por ele posteriormente com sua teoria da “fruta madura”, a qual sustentava que Cuba, da mesma maneira que a fruta que é separada da árvore pelo vento inevitavelmente cai no chão, a Ilha, uma vez separada da Espanha, teria que gravitar, necessariamente, em direção à União norte-americana.Três presidentes norte-americanos tentaram comprar Cuba dos espanhóis: Polck, em 1848, Pierce, em 1853, e Buchanan, em 1857. 

Esses feitos históricos irrefutáveis demonstram que o diferendo Cuba – Estados Unidos já tem quase 200 anos, enquanto a Revolução tem apenas 42 anos de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário