01 dezembro 2013

Cuba - 255. Quais são as principais Instituições do Pólo Científico?


• Instituto Finlay: Conta com três fábricas de produção de vacinas. O produto líder por excelência desse centro é a vacina contra a meningite meningocócica do tipo B. Destacam-se também a vacina contra a leptospirose e outras vacinas convencionais. Suas principais linhas de pesquisa atualmente são as vacinas combinadas, além das vacinas contra o cólera, contra hemófilos e uma BCG recombinante.

• Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB): Conta com instalações de 81.085 m2, onde trabalham 1.132 trabalhadores. Seus principais produtos são a vacina contra a hepatite B, as variedades de interferon e a estreptoquinase recombinante.
Suas linhas de pesquisa básica são a busca de novas vacinas e preparados terapêuticos, diagnosticadores e em biotecnologia agropecuária.

• Centro Nacional de Biopreparados (BIOCEN): nas suas fábricas são produzidos em escala industrial muitos dos produtos desenvolvidos por outros centros do Pólo Científico, entre os quais a vacina contra a hepatite B. Além desses serviços, estão entre seus produtos líderes do meio de cultivo, alérgenos e antianêmicos.
Suas linhas de pesquisa fundamentais são o desenvolvimento de novos meios de cultivo, a obtenção de proteínas hidrolizadas, bem como a pesquisa sobre a alergia.

• Centro de Imunologia Molecular (CIM): tem como produtos líderes anticorpos monoclonais terapêuticos e radioativos. Também produz eritroproteína recombinante.
Suas principais linhas de pesquisa são a imunoterapia de câncer, incluída a obtenção de vacinas terapêuticas contra essa doença, bem como produtos para o radioimunodiagnóstico e a imunoterapia.

• Centro de Imunoensáios: centro especializado no desenvolvimento de sistemas de diagnósticos. Seus produtos líderes são os kits UMELISA (ultra micro-analíticos), bem como as máquinas UMELISA (SUMA) e os espectofotômetros.
Atualmente suas pesquisas se encaminham para o desenvolvimento de novas versões do SUMA e os novos kits UMELISA.

• Centro Nacional de Produção de Animais de Laboratórios (CENPALAB): produzem os animais de laboratórios necessários às pesquisas desenvolvidas no país. Também produzem os alimentos para esses animais, oferecem serviços de toxicologia e produzem vacinas para animais. Suas principais linhas de investigação, atualmente, visam o desenvolvimento de novos animais, toxicologia, nutrição animal e sistemas intensivos para produzir proteína animal.

• Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNIC): conta com cinco fábricas de produção.  Seus produtos líderes são os anti-colesterolêmicos naturais, os equipamentos médicos e materiais biocompatíveis.

• Tem como linhas de pesquisa fundamentais para a obtenção de produtos naturais e a pesquisa das aplicações médicas do ozônio, bem como o campo das neurociências.

• Centro de Química Farmacêutica (CQF): é distinguido dos outros centros pelos seus produtos naturais, prostaglandinas, anti-infecciosos e anti-inflamatórios.

Suas linhas de pesquisa principais são as sínteses químicas, química analítica, desenvolvimento de medicamentos, moldes tecnológicos, infecções microbianas, doenças inflamatórias e endocrinologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário