03 dezembro 2013

Cuba - 175. Qual o papel da Federação de Mulheres Cubanas?


A Federação de Mulheres Cubanas (FMC) foi fundada em 23 de agosto de 1960.

Desde o início, a Organização trabalha incansavelmente pela igualdade de direitos da mulher. A Federação realiza um trabalho sistemático de apoio ao funcionamento das creches e das escolas nos diferentes níveis de ensino. Realiza ações permanentes em favor da saúde de mulheres e crianças, como os programas de vacinação, programas de luta contra os tipos de câncer que mais afetam a mulher. Entre suas tarefas estão também aquelas relacionadas ao trabalho da mulher, aos programas de assistência social à família, de apoio ao trabalho dos Delegados do Poder Popular e Deputados da Assembléia Nacional.

Por Mandato Constitucional a Federação de Mulheres Cubanas (FMC) possui iniciativa legislativa. A Presidenta da Federação de Mulheres Cubanas é membro do Conselho de Estado.

A Federação de Mulheres Cubanas tem filiais nos estados (províncias) e municípios, também em nível de comunidade, e suas afiliadas se organizam em nível de base, na própria comunidade onde vivem as famílias, e hoje contam com 3.767.705 membros, o que representa 82,9 por cento de todas as mulheres cubanas maiores de 14 anos de idade.


A Federação de Mulheres Cubanas desenvolve um amplo trabalho internacional. A organização possui status consultivo perante Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário