03 dezembro 2013

Cuba - 127. Por que em Cuba há um só partido?


Para conhecer e entender o porque em Cuba só existe um partido é imprescindível buscar na sua história e no processo do devir das lutas sociais, políticas e libertárias do seu povo. Alguns antecedentes de todo este complexo são:

• Na primeira metade do século XIX na sua condição de colônia foram surgindo no país diversas correntes do pensamento político: o reformismo, o abolicionismo, o anexionismo e o independentismo.

• Em 3 de agosto de 1878, a Junta organizadora do Partido Liberal Autonomista proclamou seu programa cuja aspiração principal era converter a ilha numa província dos Estados Unidos.

• Em 1879, foi fundado o Partido União Constitucional cujo objetivo era que Cuba continuasse sendo uma colônia da Espanha.
Os propósitos desses partidos e os que buscava a corrente anexionista (Anexar Cuba aos Estados Unidos) deixavam bem claro para o povo que para atingir a independência do país e fundar uma nova nação era imprescindível construir uma organização política bem diferente a dos partidos tradicionais.


Interpretar o sentimento de liberdade de todo um povo e a realidade das condições históricas concretas do momento para atingir esses objetivos foi o grande mérito visionário de José Martí que ao fundar o Partido Revolucionário Cubano estava também forjando o fio condutor que levaria a Constituição do Partido Comunista Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário