02 novembro 2018

TÁTICA - Procedimento tático - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS


TÁTICA

A tática de combate a incêndios em indústria é dividida em fases, as quais obedecem a uma ordem lógica, que deve ser seguida pelo bombeiro desejoso em obter sucesso.

Durante as ações de combate ao incêndio, na ordem lógica e normal do seu desenvolvimento, é possível que não surjam obrigatoriamente todas as fases.


Porém, desde que haja fogo e intervenção do pessoal e material, sempre estarão presentes o reconhecimento e a extinção:

Reconhecimento;
Salvamento;
Isolamento;
Confinamento;
Extinção;
Rescaldo.


Procedimento tático

Normalmente, a primeira linha de ataque inicia a exploração pela frente da edificação; toma posição, procurando cobrir as aberturas verticais e vai progredindo até alcançar o foco do incêndio.

Em seguida, deve-se tentar cobrir com uma linha de água à retaguarda do fogo, procurando penetrar por outros acessos (fundos da edificação), cercando.

Logo após esta medida, ou, concomitantemente, deve-se colocar uma linha de água acima do fogo, pois o calor tem a tendência de se elevar e procurar as partes altas da edificação (efeito da convecção), o que pode facilitar o envolvimento das outras duas linhas anteriormente armadas.

Neste quadro, tem-se concretizado um procedimento simples de tática de combate ao fogo, ou seja, o ataque pela frente, pela retaguarda e por cima, sendo que, dependendo do volume e intensidade do fogo, o número de linhas de combate será estabelecido de acordo com a necessidade.

Bombeiro iniciando exploração de local sinistrado



Nenhum comentário:

Postar um comentário