15 novembro 2018

Princípios de propagação do incêndio em mato e floresta - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


Princípios de propagação do incêndio

O fogo sempre queima para fora do seu ponto de origem e, se todas as condições forem iguais, ele queimará em círculo ou num padrão oval. Próximo à área do início do incêndio o fogo geralmente é pequeno, queima devagar e deixa grande quantidade de material não queimado no solo;

Depois que o fogo atinge um determinado tamanho, ele não se mantém inalterável e com igual intensidade.

Devido à velocidade do vento, declividade do terreno, quantidade de combustível e barreiras, o fogo diminui ou aumenta sua velocidade e queima com maior ou menor intensidade. Essas mudanças geralmente são visíveis no solo e ajudarão na descoberta da origem do incêndio.

O vento provavelmente possui o maior efeito sobre todos os elementos de propagação do fogo e de intensidade. O fogo que queima a favor do vento tem maior velocidade do que um fogo contra o vento. Você poderá observar a diferença nos tipos de carvão e na quantidade de combustível consumido. Após o fogo atingir determinado tamanho, ele eleva a temperatura e começa a criar o seu próprio vento e queima mais rápido do que no início.

O fogo normalmente libera faísca criando novos focos no sentido que o vento está soprando. Se um novo foco for detectado em sentido contrário, deve ser checado.

A declividade é um fator que influencia a taxa de propagação do fogo. O fogo queima mais rapidamente morro acima do que morro abaixo, devido ao pré-aquecimento dos combustíveis existentes em lugares altos. Um incêndio morro abaixo se move mais lentamente.

O mato seco também é uma peça importante. O fogo queima mais depressa e completamente, quando os combustíveis forem secos, com alta umidade ou orvalho os combustíveis queimam mais devagar e deixa mais material não queimado ou sem queima.

As barreiras, tais como toras ou rochas podem diminuir a intensidade do fogo ou até mesmo extingui-lo. Quase todas as barreiras diminuem a intensidade do fogo à medida que ele as ultrapasse. As barreiras geralmente causam turbilhões de ventos, que podem mudar o sentido de deslocamento do fogo pelo menos em distâncias pequenas. Não confunda efeito de uma mudança temporária de sentido do vento com o real sentido de onde o vento veio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário