...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 novembro 2018

Perícia de Incêndio - Determinação da origem do incêndio - Perícia de Incêndio - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


Perícia de Incêndio

Determinação da origem do incêndio

Na determinação da origem do incêndio florestal, vários fatores devem ser levados em consideração. Para tanto, inicialmente colher as informações das pessoas que residem na área ou daquelas que por ventura viram o início do incêndio.

Caso o incêndio tenha sido descoberto logo no início, demarcar a área com precisão. Essa descoberta imediata e a demarcação correta dará uma vantagem na determinação da causa do incêndio.

Entretanto, caso o incêndio já esteja em grandes proporções, quando da chegada do primeiro grupo de combate, a dificuldade será aumentada para determinar o ponto exato da origem do incêndio. 

Mesmo em grandes áreas existe uma maneira científica de identificar o ponto exato de origem do incêndio. Conhecimento sobre comportamento do fogo é uma necessidade para a determinação do ponto de origem. Os incêndios começam pequenos. Eles existem em condições latentes. Movem-se lentamente, alastram-se, terminam e deixam marcas. 

O comportamento deles é controlado pelas condições climáticas, combustíveis e topografia. À medida que o fogo propaga-se por uma determinada área, os carvões deixados terão padrões característicos que indicarão o sentido que o fogo passou. Os diversos padrões de carvão, quando colocados juntos, levarão à origem do incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário