...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2018

INTRODUÇÃO - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS


INTRODUÇÃO

O grande número de incêndios em indústrias que ocorrem no Estado de São Paulo, e a necessidade de um procedimento operacional padrão para combate a incêndios nas indústrias, haja vista as mais diversas atividades de produção, pois apresentam uma situação de grande complexidade, onde a coragem deve ser aliada da técnica, dos princípios consagrados nos bancos das escolas, aliados a todos os fatores que são apresentados durante o desenvolvimento do sinistro: “Não existem dois incêndios iguais”.

Em uma indústria com matéria primas idênticas, devido a todos os fatores que influenciam tanto o desenvolvimento do incêndio, quanto o sucesso do combate, não podemos esquecer desde a influência atmosférica (temperatura, umidade, ventos), quanto às condições de manuseio, armazenamento, características construtivas e treinamento dos funcionários de uma indústria.

Necessidade de constantes atualizações em procedimentos básicos, dando real importância às inovações propostas, não permitindo a ocorrência de acidentes no serviço de combate a incêndio e a e sempre preservando a integridade física dos bombeiros.

O Manual Técnico de Combate à Incêndios em Indústrias, tem como objetivo ser um instrumento de consulta aos bombeiros a fim de se conseguir um aperfeiçoamento nas ações de Combate a Incêndios em Indústrias, preservando sem dúvidas o bem maior: “A vida Humana”, que é uma das missões do CB:

Proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Este Manual aborda de forma sucinta os perigos existentes nas diversas modalidades de indústrias, bem como especifica os tipos de combustíveis em combustão que o profissional do bombeiro poderá enfrentar, cada um com sua característica e sua periculosidade.
                    
Este manual apresenta as características principais dos combustíveis sólidos, líquidos, gasosos, pós-combustíveis e metais pirofóricos, e os cuidados necessários para que qualquer bombeiro exerça durante as ações de combate a incêndio. 

A diversidade de indústrias existentes em funcionamento e suas características de produção, armazenamento e distribuição dos materiais não permitem uma abordagem completa ou específica neste manual, portanto cabe ao profissional a leitura de outras literaturas e visitas específicas para complementar o assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário