...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 novembro 2018

Fases do combate - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


Fases do combate

Nas ações de combate é importante que se conheça o desenvolvimento do fogo para que se obtenha resultados positivos. Por isso é importante que se analise rapidamente antes de se iniciar o combate, os seguintes pontos (análise da situação):

1) o tipo de vegetação;

2) os fatores que estão influindo na propagação;

3) barreiras naturais;

4) área atingida;

5) meios materiais: os disponíveis e os necessários;

6) pessoal: o disponível e o necessário.


Após a análise da situação, realizam-se inicialmente as atividades de salvamento, dentro das condições possíveis em que se encontra a área a ser protegida e a área a ser combatida.

Após essa primeira fase, inicia-se o isolamento da área onde o incêndio se alastrou, mediante a construção de aceiro, cuja localização depende muito do critério pessoal de cada comandante de guarnição, pois cabe a ele a determinação das medidas, que serão mais ou menos eficazes, dependendo da demarcação da linha de aceiro, que isolará o fogo.


O comandante da guarnição deverá, após a análise de situação, optar por qual método fará o combate e a extinção. Dentre o que já foi visto, pode ser estabelecido o seguinte critério para a aplicação dos métodos:


1) método direto - este método será aplicado quando o comandante da guarnição tiver certeza que o material e o pessoal existente são suficientes para a completa extinção. Por isso é importante a análise das informações e a experiência de quem comanda as operações, porque desde que foi optado pelo método direto e a guarnição não for eficaz no combate, a passagem para o ataque indireto, implicará graves problemas devido ao tempo perdido, ao provável aumento da frente de fogo e ao cansaço da guarnição. Aplica-se este método quando: há meios adequados, a área com fogo não é grande, há a possibilidade do emprego de viatura AB ou AT ou moto-bomba e quando o fogo avança lentamente (pouco vento ou declive), dando a possibilidade do componente da guarnição aproximar-se para combatê-lo com eficiência;


2) método indireto - há duas possibilidades de extinção do incêndio, através de aceiros ou através do método “fogo de encontro”. No primeiro caso o fogo é extinto por falta de combustível, quando a frente do fogo atinge a área aceirada. No segundo caso, também há extinção por falta de material a queimar, a única diferença é que provoca-se um "fogo  controlado" em sentido contrário ao que vem queimando, quando se encontra com o incêndio, ambos se extinguem, por falta de combustível. Neste caso, o cuidado que se deve ter é que o encontro se dê à distância bem grande da vegetação que se vai preservar, pois o encontro gera grande quantidade de calor e, portanto a facilidade de propagação é grande, principalmente em se tratando de incêndio de copa.

Após a extinção do incêndio, o comandante da guarnição determinará a execução da fase do rescaldo, a qual consiste na varredura da área sinistrada, eliminando os pequenos focos que ainda persistem, evitando que possam provocar nova reignição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário