...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 novembro 2018

EPI - Equipamentos de proteção individual e coletiva - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


Equipamentos de proteção individual e coletiva

Os agentes físicos, químicos, biológicos e mecânicos são capazes de provocar danos à saúde do bombeiro em função de sua natureza ou intensidade e tempo de exposição, conforme exemplos abaixo:


1) agentes físicos: ruídos, vibrações, temperaturas anormais, pressões anormais, radiações ionizantes, iluminação e umidade;

2) agentes químicos: névoas, neblinas, poeiras, fumos, gases e vapores;

3) agentes biológicos: bactérias, fungos, vírus, protozoários;

4) agentes mecânicos: máquinas, ferramentas, obstáculos no caminho.


Existem equipamentos que permitem a adaptação das condições psico-fisiológicas dos bombeiros, de modo a proporcionar maior conforto, segurança e desempenho eficiente. Para tanto, relacionam-se as condições de trabalho aos aspectos de levantamento, transporte, descarga de materiais, mobiliário, equipamentos e condições ambientais do local de trabalho e da própria organização do trabalho.

Conforme NR-17 (Norma Reguladora que trata da segurança do trabalho), para que se possa eliminar ou neutralizar os riscos acima tratados, é necessário desenvolver uma consciência prevencionista. 

O bombeiro deve estar atento ao uso de equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, bem como observar regras básicas durante o atendimento das ocorrências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário