...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

17 novembro 2018

Comportamento do fogo - Topografia - Clima - Combustível - Triângulo do incêndio florestal - Topografia - Clima - Combustível - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


Comportamento do fogo:

Conceitualmente corresponde ao conjunto de efeitos, principalmente de caráter físico-mecânico que se observa no ambiente. É a situação do fogo de um Incêndio Florestal ou queima controlada, ou seja, como se comporta o fogo no terreno que está sendo afetado, sua forma de propagação, velocidade de avanço nas diferentes frentes, o dinamismo da coluna convectiva e a quantidade de energia calórica que se transfere ao ambiente.

O comportamento do fogo depende das características da área respectiva, representada pelos fatores: topografia, condições atmosféricas e tipos de vegetação.


Há de se observar que para acontecer um incêndio florestal, três fatores devem ocorrer simultaneamente, o que pode ser  chamado de triângulo do incêndio florestal: 

- Topografia;
- Clima;
- Combustível.


Observando-se os seguintes aspectos:

• Topografia
o Declividade - altitude
o Forma do terreno
o Tipo de terreno

• Clima (condições atmosféricas)
o Temperatura; horários críticos: das 12 às 16 h - Umidade relativa do ar: crítica - abaixo de 20%
o Pressão atmosférica; quanto menor, mais facilita a expansão dos gases.
o Direção e velocidade do vento

• Combustível (vegetação)
o Leve e pesado
o Umidade interna da vegetação
o Fase de pré-aquecimento; o calor elimina o vapor d’água e continua aquecendo o combustível até a temperatura máxima imediatamente anterior ao ponto de ignição (260 a 400ºc)
o Fase da destilação ou combustão dos gases; 1250ºC
o Fase da incandescência ou do consumo do carvão

Se for feita uma correta avaliação desses fatores, é possível prognosticar o que pode suceder quando se desenvolve um incêndio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário