...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2018

Chamas de Ponta (línguas de fogo) - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS


Chamas de Ponta (línguas de fogo)
 
Quanto aos compostos cianídricos1, deve-se lembrar que uma parte considerável desses gases são por si próprios, combustíveis, e que em certos casos, misturando-se com o ar.

Tornam-se explosivos ou formam chamas de ponta (línguas de fogo).

As chamas de ponta constituem um risco considerável, pois favorecem o crescimento do fogo, oferecendo perigo às guarnições de combate, uma vez que se formam quando vapores ou gases combustíveis, que se encontram em movimento, misturam-se com o oxigênio do ambiente e entram em combustão podendo ocorrer ainda uma explosão.


Este fenômeno acontece comumente, nos seguintes casos:

.. Vazamento de gás combustível sob pressão;

.. Incêndios localizados em sótãos ou porões;

.. Incêndios de filmes soltos (enrolados levemente);

.. Curto-circuito de eletricidade de alta tensão.


As chamas de ponta podem levar o fogo de um compartimento para outro, causando sérios problemas.

Como as exigências de velocidade e mobilidade limitam o emprego de agentes extintores em larga escala neste tipo de operação, é fundamentalmente importante que a quantidade de agentes extintores de que se dispõe, seja empregada com o máximo de eficiência.

Em resumo, a estratégia de ataque é uma ação rápida, móvel e agressiva, dirigida diretamente contra o fogo, efetivada com muita eficiência, tanto em mobilidade como em potência, em que todos os meios disponíveis são utilizados para atacar e extinguir um incêndio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário