...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 novembro 2018

As aeronaves no combate a incêndios florestais - MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS


As aeronaves no combate a incêndios florestais

O helicóptero é um meio de combate e observação comprovadamente adequado para tal atividade, sendo usado por diversos Departamentos de Proteção Ambiental pelo mundo afora.

A principal característica do helicóptero é poder voar verticalmente ou lentamente próximo ao solo com toda segurança, possibilitando grande controle da situação e facilidade de manobras, incidindo na sua capacidade de superar os obstáculos naturais, sejam eles vales, rios, morros etc, ganhando-se tempo em deslocamentos e possibilitando uma visão ampla da área, facilitando o planejamento da operação, o transporte de pessoas ou materiais, bem como o efetivo combate aos focos de difícil acesso.

Os helicópteros devem atuar no combate, por meio do lançamento de água direto nos focos de incêndios ou colocando material combustível na floresta para atuar de fogo de encontro.


O avião é uma segunda opção para o combate aéreo a incêndios florestais, no entanto, devido as características físicas (topografia, bacias hidrográficas, rios, e mananciais), a localização das reservas, o posicionamento e distribuição dos aeroportos, a dificuldade de reabastecimento de água, as condições meteorológicas e o custo elevado desse tipo específico de aeronave, a utilização do avião para uso exclusivo para combate a incêndios florestais torna-se oneroso e restrito, pois além das questões descritas, o avião permanece parado fora do “período das queimadas”, aumentando seu custo de manutenção, tornando-o ocioso, uma vez que esse modelo está vinculado ao uso específico. O emprego do avião é restrito à algumas áreas pré-determinadas que possuem condições favoráveis ao seu uso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário