...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2018

Ainda, durante a combustão, obtêm-se um excesso de pressão, segundo a explicação seguinte - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS


Ainda, durante a combustão, obtêm-se um excesso de pressão, segundo a explicação seguinte:

Qualquer explosão é gerada no ambiente, onde se verifica um excesso de pressão conseqüente da expansão dos gases resultantes da reação entre combustível e ar ambiente, face ao aumento da temperatura.

Segundo cálculos realizados este aumento de pressão (em atm.) corresponde para cada acréscimo de um grau centígrado, 1/273 da pressão inicial.

Assim, admitindo-se um incêndio de madeira com temperatura de 1200ºC, obter-se-á um aumento de pressão de 4,4 atmosfera, pois multiplicando-se 1200 por 1/273, o resultado é aproximadamente 4,4 atm; entretanto, tal pressão só se fará sentir no caso de explosão, pois na hipótese de uma combustão normal, o excesso de pressão é eliminado através das aberturas naturais do local onde ocorre a combustão, à medida que for sendo desenvolvida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário