22 dezembro 2016

O OXIGÊNIO - DDS (Dialogo Diário de Segurança)

19 - O OXIGÊNIO

O oxigênio é um elemento de temperatura e pressão atmosférica normais, não tem cor, cheiro ou sabor.

Aproximadamente 1/5 da atmosfera é constituído por oxigênio (20,99%). A característica predominante de oxigênio é a sua capacidade de sustentar a vida e manter a combustão. Muito embora o oxigênio seja não inflamável, muitos materiais que não pegariam fogo em ambiente normal poderão queimar numa atmosfera enriquecida com oxigênio. Muitos combustíveis como o óleo queimam com uma violência quase explosiva na presença do oxigênio. Por causa dessas características cuidados e precauções devem ser tomados na hora de entrar em áreas ou em locais onde uma atmosfera enriquecida pode existir.

Em estado gasoso o oxigênio tem 1,1 vezes o peso do ar. O mais importante método de fabricação de oxigênio é por distilação fracionada após a liquefação do ar. O ar liqüefeito é basicamente 1/5 de oxigênio e 4/5 de nitrogênio Como o nitrogênio tem um ponto de ebulição mais baixo, o oxigênio sobra em forma líquida após a ebulição e a evaporação do nitrogênio.

As principais aplicações do oxigênio tem suas origens nas propriedades de sustentação à vida e de manutenção da combustão deste gás. O oxigênio é usado em terapia respiratória, para ressuscitação após asfixia e para anestesia em conjunto com outros gases em áreas de medicina. O oxigênio também é usado para sustentar a vida na aviação a grandes altitudes e para auxiliar nos mergulhos a grandes profundidades.

O uso industrial de oxigênio inclui sua utilização em conjunto com acetileno ou com outros gases em processos em cortes de metais, solda, têmpera, chanfragem.

1   -    Diretrizes para o armazenamento com segurança:
          -    Não coloque os cilindros perto de materiais inflamáveis, principalmente óleo, graxa ou material de fácil combustão.
          -    Os cilindros não devem ser armazenados a temperaturas acima de 51,6 graus centígrados.
          -    Os cilindros devem ser protegidos contra choques mecânicos. Devem ser amarrados na posição vertical.
          -    Os cilindros pequenos podem ser usados na posição horizontal, porém a válvula e o regulador de pressão deverão estar protegidos.


2   -    Diretrizes para o manuseio com segurança:
          -    Não manuseie com as mãos sujas de óleo, graxa ou outro material inflamável.
          -    Nunca mexa ou tente consertar as válvulas. Ela nunca deve ser polida com produtos de limpeza.
          -    Nunca use os cilindros como rolete ou suportes.
          -    A movimentação por meio de guindaste é necessário. Deve-se providenciar uma plataforma, devidamente amarrados.
          -    Os cilindros não devem ser transportados horizontalmente por empilhadeiras com válvulas salientes. A mesma pode ser danificada por objetos estacionários. Os cilindros nunca devem ser arrastados.


Embora o oxigênio seja utilizado de uma forma útil em vários setores de nossas vidas, sempre é bom lembrar dos aspectos relacionados com a segurança dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário