MANUAL DE HIDRÁULICA BÁSICA
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂNICOS
PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
TERMOS HIDRÁULICOS MAIS USADOS EM BOMBEAMENTO
ALTURA DE SUCÇÃO (AS) - Desnível geométrico (altura em metros),
entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba.
OBS.: Em bombas centrífugas normais, instaladas ao nível do mar e
com fluido bombeado a temperatura ambiente, esta altura não pode exceder 8
metros de coluna d’água (8 mca).
ALTURA DE RECALQUE (AR) - Desnível geométrico (altura em metros),
entre o bocal de sucção da bomba e o ponto de maior elevação do fluido até o
destino final da instalação (reservatório, etc.).
ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL (AMT) - Altura total exigida pelo sistema,
a qual a bomba deverá ceder energia suficiente ao fluido para vencê-la. Leva-se
em consideração os desníveis geométricos de sucção e recalque e as perdas de carga
por atrito em conexões e tubulações.
AMT = Altura Sucção + Altura Recalque + Perdas de Carga Totais
(Tubulações/Conexões
e Acessórios)
Unidades mais comuns: mca, kgf/cm² , Lbs/Pol²
Onde: 1 kgf/cm² = 10 mca = 14,22 Lbs/Pol²
PERDA DE CARGA NAS TUBULAÇÕES - Atrito exercido na parede interna
do tubo quando da passagem do fluido pelo seu interior. É mensurada obtendo-se,
através de coeficientes, um valor percentual sobre o comprimento total da tubulação,
em função do diâmetro interno da tubulação e da vazão desejada.
PERDA DE CARGA LOCALIZADA NAS CONEXÕES - Atrito exercido na parede interna
das conexões, registros, válvulas, dentre outros, quando da passagem do fluido.
É mensurada obtendo-se, através de coeficientes, um comprimento equivalente em
metros de tubulação, definido em função do diâmetro nominal e do material da
conexão.
COMPRIMENTO DA TUBULAÇÃO DE SUCÇÃO - Extensão linear em metros de
tubo utilizados na instalação, desde o injetor ou válvula de pé até o bocal de entrada
da bomba.
COMPRIMENTO DA TUBULAÇÃO DE RECALQUE - Extensão linear em metros de
tubo utilizados na instalação, desde a saída da bomba até o ponto final da instalação.
GOLPE DE ARÍETE - Impacto sobre todo o sistema hidráulico causado
pelo retorno da água existente na tubulação de recalque, quando da parada da bomba.
Este impacto, quando não amortecido por válvula(s) de retenção, danifica tubos,
conexões e os componentes da bomba.
NIVEL ESTÁTICO - Distância vertical em metros, entre a borda do
reservatório de sucção e o nível (lâmina) da água, antes do início do
bombeamento.
NIVEL DINÂMICO - Distância vertical em metros, entre a borda do
reservatório de sucção e o nível (lâmina) mínimo da água, durante o bombeamento
da vazão desejada.
SUBMERGÊNCIA - Distância vertical em metros, entre o nível dinâmico
e o injetor (Bombas Injetoras), a válvula de pé (Bombas Centrifugas Normais),
ou filtro da sucção (Bombas Submersas).
ESCORVA DA BOMBA - Eliminação do ar existente no interior da bomba
e da tubulação de sucção. Esta operação consiste em preencher com o fluido a
ser bombeado todo o interior da bomba e da tubulação de sucção, antes do acionamento
da mesma.
AUTOASPIRANTE - O mesmo que Autoescorvante, isto é, bomba
centrífuga que elimina o ar da tubulação de sucção, não sendo necessário o uso
de válvula de pé na sucção da mesma, desde que, a altura de sucção não exceda 8
mca.
CAVITAÇÃO - Fenômeno físico que ocorre em bombas centrífugas no momento
em que o fluido succionado pela mesma tem sua pressão reduzida, atingindo
valores iguais ou inferiores a sua pressão de vapor (líquido - vapor). Com
isso, formam-se bolhas que são conduzidas pelo deslocamento do fluido até o
rotor onde implodem ao atingirem novamente pressões elevadas (vapor - líquido).
Este fenômeno ocorre no interior da bomba quando o NPSHd (sistema), é menor que
o NPSHr (bomba). A cavitação causa ruídos, danos e queda no desempenho
hidráulico das bombas.
NPSH - Sigla da expressão inglesa -Net Positive Suction Head (Cabeça positiva da
rede de sucção) a qual divide-se em:
. NPSH disponível - Pressão absoluta por unidade de peso existente
na sucção da bomba (entrada do rotor), a qual deve ser superior a pressão de
vapor do fluido bombeado, e cujo valor depende das características do sistema e
do fluido;
. NPSH requerido - Pressão absoluta mínima por unidade de peso, a
qual deverá ser superior a pressão de vapor do fluido bombeado na sucção da
bomba (entrada de rotor) para que não haja cavitação. Este valor depende das características
da bomba e deve ser fornecido pelo fabricante da mesma.
O NPSHdisp deve ser sempre maior que o NSPHreq (NPSHd >
NPSHr)
VÁLVULA DE PÉ OU DE FUNDO DE POÇO - Válvula de retenção colocada na
extremidade inferior da tubulação de sucção para impedir que a água succionada
retorne à fonte quando da parada do funcionamento da bomba, evitando que esta
trabalhe a seco (perda da escorva).
CRIVO - Grade ou filtro de sucção, normalmente acoplado a válvula
de pé, que impede a entrada de partículas de diâmetro superior ao seu
espaçamento.
VÁLVULA DE RETENÇÃO - Válvula(s) de sentido único colocada(s) na tubulação
de recalque para evitar o golpe de aríete. Utilizar uma válvula de retenção a
cada 20 mca de AMT.
PRESSÃO ATMOSFÉRICA - Peso da massa de ar que envolve a superfície
da terra até uma altura de ± 80 km e que age sobre todos os corpos. Ao nível do
mar, a pressão atmosférica é de 10,33 mca ou 1,033 kgf/cm² (760 mm/Hg).
REGISTRO - Dispositivo para controle da vazão de um sistema
hidráulico.
MANÔMETRO - Instrumento que mede a pressão relativa positiva do
sistema.
VAZÃO – Quantidade de fluido que a bomba deverá fornecer ao
sistema.
Unidades mais comuns: m³/h, l/h, l/min, l/s
Onde: 1
m³/h = 1000 l/h = 16,67 l/min = 0,278 l/s
Nenhum comentário:
Postar um comentário