...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 outubro 2016

CÁLCULO DA PROFUNDIDADE ATÉ O INJETOR - CÁLCULO DAS PERDAS DE CARGA NO RECALQUE - CÁLCULO DA ALTURA MANOMÉTRICA DE RECALQUE (AMR) - MANUAL DE HIDRÁULICA BÁSICA - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂNICOS


A. CÁLCULO DA PROFUNDIDADE ATÉ O INJETOR: Para que uma bomba centrífuga injetora ofereça as vazões indicadas em suas respectivas tabelas de seleção SCHNEIDER, é necessário que o injetor, esteja mergulhado (submerso) abaixo do nível dinâmico a uma profundidade ideal de 10 metros. Quanto menor o nível de água disponível para mergulho do injetor (inferior a 10 metros), menor será a pressão da coluna de água e, consequentemente, menor a vazão da bomba.

Assim, as profundidades até o Injetor indicadas na Tabela de Seleção SCHNEIDER, representam a soma do nível dinâmico com a profundidade ideal ou disponível de submergência do injetor. Segundo exemplo, temos:

Nível Dinâmico                     = 14 metros
Profundidade Total do Poço  = 25 metros
Profundidade até o Injetor     = 14 + 10 = 24 metros

Portanto, o Injetor será posicionado a uma profundidade de 24 m a contar da base superior do poço, ficando a 1 metro acima do fundo do mesmo, que corresponde a posição ideal de submergência.


B. CÁLCULO DAS PERDAS DE CARGA NO RECALQUE

Pelas Tabelas 6 e 8 temos que, para uma vazão de 1,5 m³/h, o tubo indicado deverá ser de diâmetro igual a 1” . Como opção usaremos o PVC.

Assim teremos:
  
3 Curvas de 90º, PVC, 1” - 3 x 0,6                 = 1,8m
2 Curvas de 45º, PVC, 1” - 2 x 0,4                 = 0,8m
1 Válvula de Retenção Vertical, Metal, 1”      = 3,2 m
Comprimento Linear do Recalque, PVC, 1”   = 100,0 m
                                      Comprimento Total = 105,8 metros

Pela Tabela 6, para 1,5 m³/h, tubo Ø 1” , temos um coeficiente = 4,0%, sendo:

hfr = 105,8 x 4,0% = 4,23 m


C. CÁLCULO DA ALTURA MANOMÉTRICA DE RECALQUE (AMR)

AMR = AR + hfr (*)
AMR = 16,0 + 4,23
AMR = 20,23 mca


(*) Neste caso não se considera a altura de sucção e suas perdas de carga, pois ela é maior do que 8 mca, já estando contemplada na definição correta do injetor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário