...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

08 junho 2016

Banheira - Como fazer a transferência - Plataform fixa e móvel - localização da barra de apoio - Banheira - ABNT 9050 - 2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Banheira
Deve ser prevista área de transferência lateral para plataforma fixa ou móvel, de forma a permitir aproximação paralela à banheira.

A transferência pode ser feita das seguintes formas:
a) plataformas fixas niveladas conforme Figura 127;
b) plataforma móvel conforme Figura 128.




A altura da banheira deve ser de no máximo 0,46 m do piso acabado.

Nas banheiras recomenda-se o uso de equipamentos com válvula termostática, que evita o risco de queimaduras, ou o uso de monocomandos. Quando empregados registros de pressão para a mistura de águas quente e fria, estes devem ser acionados por alavancas, com curso de 1/2 volta.

O acionamento do comando deve estar a uma altura de 0,80 m do piso acabado, conforme Figura129. Recomenda-se que os acionamentos estejam posicionados na parede lateral à banheira, oposta à plataforma.

A banheira deve ser provida de duas barras de apoio horizontais na parede frontal e uma vertical na parede lateral, do mesmo lado da plataforma, conforme Figura 129.



A plataforma para transferência, bem como o fundo da banheira, devem ter superfície antiderrapante, e não podem ser excessivamente abrasivos.

A existência da banheira acessível não elimina a necessidade do boxe acessível para chuveiro.

Fonte:

[field_generico_imagens-filefield-description]_164

Nenhum comentário:

Postar um comentário