13 março 2016

Pressão estática, dinâmica e de serviço - Figura Válvula redutora de pressão no meio do prédio ou no subsolo - PE Pressão estática - PC perda de carga - Importante: Tubo de PVC. cobre ou ferro - Força, Pressão e Perda de Carga - Conceitos fundamentais - Reservatórios e Caixas d´água - Renato Massano - Soluções em Hidráulica


Pressão estática, dinâmica e de serviço

Nas instalações prediais, devemos considerar três tipos de pressão:

- pressão estática;
- pressão dinâmica;
- pressão de serviço.


Pressão estática

Pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. O seu valor é medido pela altura que existe entre, por exemplo, o chuveiro e o nível da água no reservatório superior. Se for instalado um manômetro no ponto do chuveiro e a altura até o nível da água no reservatório for de 4 metros, o manômetro marcará 4 m.c.a.



Com relação a pressão estática, a norma NBR5626 de instalações prediais de água fria, diz o seguinte:

Em uma instalação predial de água fria, em qualquer ponto, a pressão estática máxima não deve ultrapassar 40m.c.a.(metros de coluna d’água).

Isto significa que a diferença entre a altura do reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação predial não deve ser maior que 40 metros. Como então fazer uma instalação de água fria em um edifício com mais de 40 metros de altura?

A solução mais utilizada, por ocupar menos espaço, é o uso de válvulas redutoras de pressão, normalmente instaladas no subsolo do prédio.


Veja o esquema abaixo:




Pressão dinâmica

É a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro. Esta pressão depende do traçado da tubulação e os diâmetros adotados para os tubos. O seu valor é a pressão estática menos as perdas de carga distribuída e localizada.




Pressão de serviço

Esta representa a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso norma. Neste caso, citamos o seguinte trecho da norma NBR5626: “O fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a. acima da pressão estática nesse ponto”.

Isto quer dizer que a pressão de serviço não deve ultrapassar a 60 m.c.a. pois é o resultado da máxima pressão estática(40.m.c.a.) somada a máxima sobre-pressão(20m.c.a.).

É importante seguir estas recomendações para evitar danos as tubulações, como os casos de rompimento de conexões, estrangulamentos de tubos, etc., que trazem transtornos aos usuários.


Importante


Alguns profissionais que executam instalações em prédios com grandes alturas utilizam tubos metálicos, pensando que estes são mais fortes e que resistem a maiores pressões. Na realidade a norma não faz distinção sobre qual ou quais materiais devem ser as tubulações das instalações. Dessa forma, a pressão estática máxima de 40m.c.a. deve ser obedecida em qualquer caso, independente dos materiais dos tubos. Tanto faz se for PVC, cobre ou ferro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário