...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 março 2016

Perda de carga - Tubo com parede lisa - Tubo com parede rugosa (atritod e choques) - Classificação de perdas de carga - Distrubuída - Localizada - Turbulência - Tabela atrito e choques, perdas de carga, pressão - Força, Pressão e Perda de Carga - Conceitos fundamentais - Reservatórios e Caixas d´água - Renato Massano - Soluções em Hidráulica


Perda de carga

Inicialmente afirmamos que só podemos aumentar a pressão se também aumentarmos a altura.

Como explicar o fato de que podemos aumentar a pressão em um chuveiro se fizermos o traçado da tubulação mais reto ou aumentarmos o seu diâmetro?

Em laboratórios, pode se verificar que o escoamento da água nos tubos pode ser turbulento (desorganizado).

Com o aumento da velocidade da água na tubulação, a turbulência faz com que as partículas se agitem cada vez mais e acabem colidindo entre si. Além disso, o escoamento causa atrito entre as partículas e as paredes do tubo.

Assim, as colisões entre as partículas com as paredes dos tubos, dificultam o escoamento da água, o que gera a perda de energia. Podemos dizer então que “o líquido perde pressão” ou seja: “houve perda de carga”.

Tubos com paredes lisas permitem um escoamento da água com menos turbulência, o que reduz o atrito. Ou seja, assim teremos menos choques entre as partículas da água e, portanto, menor perda de carga.




Tubos com paredes rugosas aumentam a turbulência da água, pois geram maior atrito. Assim, teremos mais choques entre as partículas da água e, portanto, maior perda de carga.




É importante lembrar que na prática não há escoamento em tubulações sem perda de carga. O que deve ser feito é reduzi-la aos níveis aceitáveis. Os tubos de PVC, por terem paredes mais lisas, oferecem menores perdas de carga.



Classificação das perdas de carga


Distribuída:

É aquela que ocorre ao longo da tubulação, pelo atrito da água com as paredes do tubo. Quanto maior o comprimento do tubo, maior será a perda de carga. Quanto menor o diâmetro, maior também será a perda de carga.


Localizada

Nos casos em que a água sofre mudanças de direção como por exemplo, no joelhos, reduções e tês, ocorre ali uma perda de carga chamada de “localizada”.

Isto é fácil de entender se pensarmos que nestes locais, há uma grande turbulência concentrada, a qual aumenta os choques entre as partículas da água.

É por isto que quanto maior for o número de conexões em um trecho de tubulação, maior será a perda de pressão neste trecho ou perda de carga, diminuindo a pressão ao longo da rede.




1 - Supondo que o registro esteja fechado, em qual nível estará a água no tubo 1?

Resposta: Pelo princípio dos vasos comunicantes, o nível da água no tubo 1, estando o registro fechado, estará no mesmo nível da água do reservatório, ou seja, na letra B.


2 - Abrindo-se o registro, o nível da água irá para?

Resposta: Se o registro for aberto, ocorrerá um movimento da água pelo tubo e consequentemente, haverá choques e atritos entre as partículas entre si, e com as paredes da tubulação.



De E até D, o escoamento sofrerá perda de carga distribuída, devido ao comprimento da tubulação. A perda de carga localizada se dará nos joelhos 45° existentes no trecho E e D.

Em outras palavras, haverá uma perda de carga na rede. Isto ocorrendo a pressão tenderá diminuir no ponto D, reduzindo-se então o nível da água do ponto B para o ponto C. Ou seja, o nível da água baixará para o ponto C.





Nenhum comentário:

Postar um comentário