...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

11 janeiro 2016

Bom saber 9 - Sangue - Hemácias - Leucócitos - Neutrófilo (granulócito) - Eosinófilo (granulócito) - Basófilo (granulócito) - Linfócito (agranulócito) - Monócito (agranulócito) - Plaquetas - Plasma - Tecido hemocitopoiético (ou hematopoiético)

Sangue

O sangue é capaz de transportar oxigênio e nutrientes às células do corpo e levar hormônios das glândulas endócrinas até onde devem ser direcionados.


O sangue é considerado um tipo de tecido conjuntivo, uma vez que o plasma pode ser entendido como a matriz extracelular encontrada em tecidos desse grupo.

Ele é capaz de:
- transportar oxigênio e nutrientes às células do corpo, recolhendo gás carbônico e produtos de excreção;
- levar hormônios das glândulas endócrinas até onde devem ser direcionados;
- auxiliar em processos de defesa contra agentes infecciosos.


Ele é formado por:
- Hemácias: também chamadas de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, são responsáveis pelas trocas gasosas e pela coloração típica do sangue. São células em forma de disco, de bordas arredondadas, dotadas de moléculas de hemoglobina. Elas duram cerca de quatro meses, sendo depois destruídas pelo fígado e baço. Nos mamíferos, se apresentam sem núcleo. Correspondem a mais de 40% da constituição sanguínea.


- Leucócitos: também chamados de glóbulos brancos, são responsáveis pela defesa do organismo. São células esféricas, dotadas de núcleos e que podem ou não possuir grânulos no citoplasma, sendo chamados de granulócitos ou agranulócitos, respectivamente. Os leucócitos correspondem a cerca de 1% da constituição sanguínea.

Neutrófilo (granulócito)




Eosinófilo (granulócito)




Basófilo (granulócito)




Linfócito (agranulócito)




Monócito (agranulócito)




- Plaquetas: também chamadas de trombóticos, são responsáveis pela coagulação sanguínea.  Formadas por fragmentos citoplasmáticos, correspondem a menos de 1% da constituição sanguínea.



- Plasma: é a porção líquida do sangue, constituído predominantemente por água. Há também sais minerais, compostos orgânicos e diversas substâncias que são transportadas pelo sangue. Corresponde a aproximadamente 55% da constituição sanguínea.

Há no corpo de um indivíduo adulto aproximadamente cinco litros de sangue. Quando um indivíduo doa sangue, é retirado dele no máximo 540 mL: quantidade significantemente pequena, que não provoca problemas a ele e que, em cerca de 24 horas, é reposta.


O responsável pela formação de células sanguíneas é o tecido hemocitopoiético (ou hematopoiético), encontrado no interior de alguns ossos, como costelas, vértebras, esterno, clavícula, ossos pélvicos e do crânio, e extremidades do fêmur e úmero – a chamada medula vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário