11 janeiro 2016

Bom saber 7 - Plasma sanguíneo - As principais proteínas do plasma sanguíneo - Albumina - Globulina - Fibrogênico - Protrombina

Plasma sanguíneo

O plasma sanguíneo possui substâncias dissolvidas importantes para o funcionamento do corpo, tais como nutrientes, gases e anticorpos.


Ao falarmos de sangue, sempre nos lembramos da presença dos leucócitos, eritrócitos e plaquetas. Entretanto, um componente extremamente importante e, muitas vezes, esquecido é o plasma sanguíneo, a parte líquida do sangue, onde se encontram suspensos os componentes celulares desse tecido.

Cerca de 55% do volume total do sangue do nosso corpo é composto pelo plasma. Esse componente sanguíneo apresenta coloração amarelo-palha e, é composto por água (cerca de 90%), proteínas, nutrientes, hormônios, resíduos e gases respiratórios dissolvidos.

As principais proteínas do plasma sanguíneo são:
- albumina;
- globulina;
- fibrogênico;
- protrombina.

 A albumina - Relaciona-se principalmente com o equilíbrio osmótico do sangue.

A globulina - Por sua vez, está envolvida com a imunidade do organismo.

O fibrinogênio e a protrombina - são importantes para a coagulação do sangue.

A principal função do plasma sanguíneo é transportar as substâncias nele presentes para todo o corpo. Graças a essa propriedade, pode-se atribuir ao plasma um papel essencial na respiração celular, na defesa do corpo e na coagulação sanguínea, por exemplo. Além disso, é nele que circulam os medicamentos e as substâncias tóxicas.

O plasma humano é utilizado na fabricação de medicamentos denominados hemoderivados.

Esses produtos, fabricados por meio de processos físico-químicos, são usados no tratamento de problemas de saúde graves, tais como a hemofilia, coagulopatias e a imunodeficiência primária.

Além dos hemoderivados, o plasma fresco congelado é usado na medicina, ele é conseguido graças à técnica de centrifugação, que permite a separação dos componentes celulares.

Após a coleta, ele deve ser congelado e armazenado a pelo menos -20ºC por um período máximo de 12 meses.

Sua utilização principal é para diminuir hemorragias decorrentes de deficiência nos fatores de coagulação. Vale destacar que seu uso atualmente é bastante restrito, principalmente em decorrência dos riscos de transmissão de doenças.

ATENÇÃO: Soro e plasma não podem ser usados como sinônimos. O soro refere-se ao plasma sem os fatores de coagulação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário