...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

11 janeiro 2016

Bom saber 16 - Transfusão de Sangue - A transfusão de sangue garante a sobrevivência de muitas pessoas - Tabela de compatibilidade Sanguínea

Transfusão de Sangue


A transfusão de sangue é um procedimento médico requerido em casos de anemias profundas, problemas de coagulação, alguns casos de imunidade fragilizada e sangramentos, decorrentes de cirurgias ou não; em situações nas quais não há alternativas para o tratamento do paciente.

Para que ela seja feita, é necessário que o sangue a ser transfundido tenha dado resultado negativo para doenças crônicas e infecciosas (Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas), e também é preciso verificar sua compatibilidade com a do paciente. Sempre é optado por transfundir sangue de igual grupo sanguíneo e fator Rh ao paciente. Em casos em que as bolsas que obedeçam a esse critério não se encontrem disponível outros tipos compatíveis poderão ser utilizados.

O sangue do tipo O negativo, por exemplo, pode doar para todos os tipos sanguíneos, enquanto o do tipo AB positivo, pode receber todos os tipos de sangue.


A tabela abaixo demonstra a relação de compatibilidade entre eles:


Todo sangue a ser transfundido vem de doações de pessoas que se submeteram, previamente, a uma triagem clínica e cujo sangue foi analisado, a fim de detectar infecções e quadro anêmico.

Embora seja proibida a comercialização de sangue em nosso país, atendimentos particulares e com plano de saúde geralmente cobram por esse serviço, sendo o valor referente à coleta do sangue, triagem, execução de testes, armazenamento e deslocamento; além do procedimento propriamente dito.

O material sanguíneo a ser utilizado pode ser o sangue completo ou somente um ou mais de seus componentes:

- plaquetas;
- hemácias;
- plasma;
- crioprecipitados.

 Esses últimos são requeridos, principalmente, para casos de hemofilia, uma vez que desse material é que são retirados os fatores coagulantes.

Uma única bolsa demora em torno de duas horas para ser transfundida ao paciente.

Curiosidade:
Em nosso país, a cada dois segundos, pelo menos uma pessoa precisa de transfusão de sangue.




Nenhum comentário:

Postar um comentário