11 janeiro 2016

Bom saber 13 - Sistema esquelético - O esqueleto nos dá sustentação e protege nossos órgãos - Os ligamentos proporcionam os nossos movimentos - Em nossa cabeça há 29 ossos unidos formando o nosso crânio - A coluna vertebral é conhecida popularmente como espinha dorsal - As nossas costelas formam a caixa torácica, que protege o coração, os pulmões e vasos sanguíneos - Membros que utilizamos para nos locomover e pegar objetos - Braço - Ombro - Úmero - Cotovelo - Rádio - Pulso - Falanges - Cúbito - Perna - Anca - Fêmur - Joelho - Perônio - Rótula - Tíbia - Tornozelo - Falanges - Problemas podem ocorrer nos ossos, ligamentos ou nas articulações, como fraturas, torções, luxações, osteoporose, cifose, escoliose, lordose, artrite, LER (lesões por esforço repetitivo)

Sistema esquelético


Dá-se o nome de esqueleto ao conjunto de ossos e cartilagens que sustentam o corpo. O esqueleto protege os órgãos e participa do processo de locomoção e movimentação do corpo, além de servir como reserva de cálcio e produzir células sanguíneas (apenas nos ossos longos). O esqueleto de um indivíduo adulto é constituído por 206 ossos que variam em forma e tamanho, e algumas estruturas associadas como cartilagens, tendões e ligamentos.

Em nosso esqueleto, o local onde dois ossos fazem contato é chamado de junta óssea ou articulação. Essa articulação pode ser imóvel (como no crânio, onde os ossos estão sempre unidos) ou móvel. Nas articulações móveis, os ossos podem se movimentar, como é o caso do braço e antebraço, nos joelhos e cotovelos, quadril, pernas, etc. Para que ocorra essa movimentação, os ossos precisam deslizar suavemente, sem nenhum atrito, e esse deslizamento é garantido pela presença de cartilagens nas pontas dos ossos, e pela lubrificação dessas articulações.

Os ligamentos presentes em nosso esqueleto são cordões resistentes formados por tecido fibroso. Eles têm a função de manter os ossos em seus devidos lugares.

Os ligamentos proporcionam os nossos movimentos

O esqueleto é dividido em duas partes: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O esqueleto axial forma o eixo do corpo e se constitui de crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; enquanto que o esqueleto apendicular é constituído pelos ossos dos braços e das pernas.

Os ossos do esqueleto podem ser classificados como longos (como o úmero e o fêmur – maior osso do corpo); planos ou chatos (como a maioria dos ossos do crânio e das costelas); curtos (como os ossos das mãos e dos pés) e irregulares (como as vértebras).

O nosso crânio é composto por 29 ossos, com a função de abrigar e proteger o encéfalo. Dentre os ossos da face, o maior é a mandíbula, que é o único osso móvel presente na cabeça, e que nos permite o movimento de abrir e fechar a boca.

Em nossa cabeça há 29 ossos unidos formando o nosso crânio


O eixo corporal do nosso corpo é formado pelo nosso tronco, que é constituído pela coluna vertebral, costelas e esterno.

A nossa coluna vertebral é uma das partes mais importantes do nosso corpo e possui 33 vértebras. É a coluna que dá estrutura e sustentação ao nosso corpo, além de proteger a medula espinhal, que é um feixe de nervos que conecta o cérebro com o resto do seu corpo, ajudando você a controlar os movimentos. Entre cada vértebra localiza-se um pequeno disco gelatinoso chamado de disco intervertebral, que ajuda a absorver as pressões e impede o impacto entre elas.

A coluna vertebral é conhecida popularmente como espinha dorsal

A nossa coluna vertebral é constituída pelas vértebras cervicais, que sustentam a cabeça; vértebras torácicas, que se unem às costelas e formam a caixa torácica, responsável por abrigar e proteger órgãos como o coração, os pulmões e principais vasos sanguíneos; vértebras lombares, que se caracterizam por serem maiores para suportarem o peso do corpo quando ficamos em pé; as vértebras sacrais, que se encontram fundidas em indivíduos adultos, formando o osso que chamamos de sacro; e, por fim, as vértebras coccianas, que se fundem formando o osso que chamamos de cóccix.

Existem 12 vértebras torácicas e elas estão unidas a ossos que chamamos de costelas. Os sete primeiros pares de costelas se unem por meio de cartilagens ao esterno, um osso que se localiza no meio do nosso peito.

Os três pares que se seguem possuem as costelas mais curtas e se ligam através de cartilagens às outras costelas que se encontram acima delas.

Localizados logo abaixo, temos dois pares de costelas restantes chamamos de Costelas Flutuantes por terminarem em pontas livres.

As nossas costelas formam a caixa torácica, que protege o coração, os pulmões e vasos sanguíneos

Os membros se dividem em membros superiores e membros inferiores. Os membros superiores são constituídos por braços, antebraços, pulsos e mãos. Os membros inferiores são constituídos por coxa, perna, tornozelo e pé.

Os membros anteriores se fixam ao esqueleto axial através da cintura articular escapular, enquanto que os membros inferiores se unem ao esqueleto axial através da cintura pélvica.

Membros que utilizamos para nos locomover e pegar objetos


Algumas pessoas podem apresentar problemas nos ossos, ligamentos ou nas articulações, como fraturas, torções, luxações, osteoporose, cifose, escoliose, lordose, artrite, LER (lesões por esforço repetitivo), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário