...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 dezembro 2015

Recomendações e Relatórios - Janela de Configuração do Grupo Gerador Recomendado - Janela ‘Todos os Grupos Geradores’ - Relatório de Gerador Recomendado no Modo Visualização - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Recomendações e Relatórios

As informações abaixo ajudarão a compreender a recomendação do GenSize para um grupo gerador e os relatórios gerados. A Figura 7-3 mostra a tela padrão na qual o GenSize faz sua recomendação para o modelo de grupo gerador da Cummins Power Generation que mais se aproxima dos parâmetros do projeto atual. Esta tela pode ser alternada com a tela mostrada na Figura 7-4, na qual podem ser vistos todos os modelos de grupo gerador que se aproximam dos parâmetros. Pode ser útil visualizar a última tela para analisar as diferenças de desempenho entre todos os modelos que podem realizar o trabalho, qualquer um dos quais você poderia escolher para o projeto. Você também imprimir Relatórios para distribuição e revisão.


Os modelos recomendados são destacados em verde na metade superior da tela. Na metade inferior são mostrados os parâmetros para o grupo gerador recomendado, que são:

• Generator Set Requirements (Requisitos de      Grupo Gerador): Aqui estão resumidos os parâmetros Serviço, Voltagem, Altitude, Fase, Quedas de Voltagem e outros.

• Load Running/Surge Requirements (Requisitos de Funcionamento/Pico de Carga): Aqui estão resumidos todos os requisitos de carga do projeto. A opção Pct. Rated Load fornece um modo rápido de determinar a quantidade da capacidade de funcionamento do grupo gerador está sendo usada.

• Generator Set Configuration (Configuração do Grupo Gerador): Esta guia relaciona o tamanho da armadura do alternador, o número de terminais, se o alternador é reconectável, se possui uma capacidade maior para partida do motor, a faixa de voltagem, se o alternador possui uma pilha estendida e se pode fornecer saída monofásica plena. Ela também mostra o modelo do motor, cilindrada, número de cilindros, combustível e limites de despotenciamento de altitude e de temperatura ambiente e valores de inclinação (slope).


A guia de relatórios mostra informações sobre o grupo gerador recomendado e permite a comparação com outros grupos geradores. Eis uma relação de alguns títulos importantes nesta guia:

Site Rated Standby (Prime) kW (kW Standby (Prime) Nominal do Local): Mostra a Kw standby ou prime nominais do local (o service de energia Prime já está reduzida em 10%). Se o valor for mostrado em vermelho, a kW nominal do local é menor do que a kW de funcionamento da carga, ou a kW da carga de funcionamento é menor que 30% da kW nominal ajustada do local. Um grupo gerador recomendado deve satisfazer os requisitos de carga de funcionamento e operar com pelo menos 30% da capacidade nominal para ser recomendado.

Se o valor for mostrado em amarelo, a kW de funcionamento da carga é menor que 30% da kW nominal ajustada do local. O funcionamento de grupos geradores a menos de 30% da carga nominal pode ser obtido reduzindo-se o valor percentual mínimo da carga nominal no menu New Project Parameters (Novos Parâmetros de Projeto).

Site Rated Alternator Max kW (Elevação de temperatura) [kW Nominal Máxima do Alternador do Local (Elevação de Temperatura)]: Mostra a kW nominal do alternador do local para a elevação de temperatura selecionada na opção de parâmetros atuais do projeto. Se o valor for mostrado em vermelho, o alternador não poderá manter a elevação de temperatura para o requisito da carga conectada, tanto para a kW de funcionamento quanto para a kW do Alternador.

Site Rated Alternator Max kVA (Elevação de temperatura) [kVA Nominal Máxima do Alternador (Elevação de Temperatura)]: Mostra a kVA nominal do alternador do local para a elevação de temperatura ajustada na opção New Project Parameters (Novos Parâmetros de Projeto). Se o valor for exibido em vermelho, o alternador não poderá manter a elevação de temperatura para o requisito de kVA de funcionamento da carga. A capacidade nominal máxima de kVA do alternador é mostrada na grade.

Todavia, o limite de altitude para alternadores é 1000 m (3280 pés) e limite de temperatura é 40º C (104º F). A kW Máxima do Alternador será reduzida em 3% para cada 500 m (1640 pés) de altitude acima do limite e 3% para cada 5º C (9º F) de temperatura acima do limite.




Site Rated Max SkW and Max SkVA (SkW e SkVA Nominais Máximas do Local): Mostra a SkW e SkVA nominais máximas do local (reduzidas quando necessário para altitude e temperatura ambiente) que a configuração do grupo gerador pode acomodar. Se o valor for exibido em vermelho, o grupo gerador não poderá recuperar para um valor mínimo de 90% da voltagem nominal com carga em Passo ou de Pico necessária. Uma das filosofias de dimensionamento para carga de pico é que, com a carga de pico aplicada, o grupo gerador deve ser capaz de recuperar até 90% da voltagem nominal de modo que os motores possam desenvolver torque de aceleração adequado. Se o grupo gerador recuperar até 90% da voltagem nominal, um motor irá desenvolver 81% do torque nominal, valor que, segundo mostra a experiência, fornece um desempenho aceitável de partida de motores.

Se o valor for exibido em amarelo, o grupo gerador poderá recuperar para um mínimo de 90% da voltagem nominal com a carga de pico requerida, mas somente porque o requisito de pico foi reduzido. O GenSize reduzirá o requisito de pico em reconhecimento ao fato de que a voltagem de saída do grupo gerador é reduzida durante a partida de cargas com requisitos de energia de partida que se aproximam da capacidade máxima do grupo gerador.

Elevação de temperatura At Full Load (Elevação de Temperatura em Carga Plena): Mostra a elevação de temperatura que o alternador não excederá enquanto fornecer carga até o valor nominal de carga plena (inclusive) do grupo gerador. Cada modelo de grupo gerador terá disponível um ou mais destes alternadores de elevação de temperatura que poderão ser especificados os parâmetros do projeto atual: 80º C, 105º C, 125º C e 150º C. Obviamente, a elevação de temperatura real de um alternador depende da carga real conectada. Por isso, o GenSize poderá recomendar um grupo gerador com uma opção de elevação de temperatura maior ou menor do que a especificada na opção New Project Parameters (Novos Parâmetros de Projeto) uma vez que a recomendação baseia-se na carga conectada. A carga conectada pode ser menor que a capacidade de carga plena do grupo gerador ou, no caso de cargas não-lineares, pode ser exigido que o alternador tenha uma capacidade nominal maior que a especificada. Em qualquer caso, a recomendação limitará a elevação de temperatura do alternador àquela especificada em New Project Parameters.

Excitation (Excitação): Mostra o tipo sistema de excitação fornecido com um grupo gerador. Se o valor for exibido em vermelho, o grupo gerador será excitado por ponte e a porcentagem da carga não-linear excederá 25% da exigência de funcionamento da carga, RkW. O sistema de excitação PMG é recomendado para aplicações que tenham um alto teor de cargas lineares. A menos que a opção PMG não esteja disponível, a Cummins Power Generation não recomenda o uso de grupos geradores com excitação por ponte se a exigência de carga não-linear for maior que 25% da necessidade total de carga.

A necessidade de carga não-linear é calculada adicionando-se a kW de Funcionamento de todas as cargas onde a kW do Alternador excede a kW de Funcionamento. Este é o caso para cargas de UPS, motores de freqüência variável e motores de partida de contato permanente que não estejam equipados com um desvio automático. Esta soma de kW de Alternador é então dividida pela soma da kW de Funcionamento de todas as outras cargas.


Por que um grupo gerador não pode ser recomendado:

Vários fatores podem fazer com que um grupo gerador não seja recomendado.

• O requisito de kW de Funcionamento pode exceder a capacidade nominal do grupo gerador. Parâmetros de projeto como altitude, temperatura ambiente e serviço de energia Prime podem despotenciar o grupo gerador sem atingir os requisitos do projeto.

• A kW de Funcionamento pode ser menor que o mínimo de 10 a 30% da capacidade nominal do grupo gerador, especificada nos parâmetros atuais do projeto (30% é o padrão, como recomendado pela Cummins Power Generation).

• A necessidade de kW de pico pode exceder a capacidade do gerador, que ser menor que os requisitos do projeto devido ao despotenciamento por altitude e temperatura ambiente. O GenSize usa a kW Cumulativa e a kW de Pico mais altas para determinar a kW de pico de carga.

• A kVA de pico excede a capacidade do grupo gerador. O requisito de kVA de pico é semelhante ao requisito de kW de pico exceto que não há despotenciamento por altitude ou temperatura ambiente. O GenSize usa o maior valor de kVA Cumulativa e kVA de Pico (se houver) para determinar o requisito de kVA de pico de carga.

• A kW do alternador necessária excede a capacidade do alternador, que pode ser reduzida por altitude e temperatura ambiente pelos parâmetros do projeto. Todavia, o limite de altitude para alternadores é 1000 m  (3280 pés) e o limite de temperatura é 40º C (104º F). A kW do alternador será reduzida em 3% para cada 500m (1640 pés) de altitude acima do limite e 3% para cada 5º C (9º F) de temperatura ambiente acima do limite.

• A kVA do alternador necessária excede a capacidade do alternador, que pode ser reduzida por altitude e temperatura da mesma maneira que a kW do alternador.

• A necessidade de carga não-linear total excede 25% da necessidade total de carga. Isto exclui geradores com excitação por ponte nos quais a excitação PMG não está disponível. A necessidade de carga não-linear total é a soma dos valores de kW de Alternador de todas as cargas não-lineares.

• As quedas calculadas de voltagem e freqüência excedem os limites ajustados nos parâmetros atuais do projeto.

− A queda de voltagem de partida é calculada usando-se o maior de dois valores: queda baseada na kW de Passo máxima ou na kVA de Passo máxima.

− A queda de voltagem de pico é calculada somente se as cargas do projeto apresentarem um pico de funcionamento (cargas cíclicas) ou cargas de equipamentos médicos de imagens que têm um alto requisito de energia de pico quando operados.

− A queda de freqüência é calculada usando-se o maior de dois valores: kW de Passo máxima ou kW de Passo de cargas que apresentam pico de funcionamento.

• A mensagem, “No generator set is available that meets your running load requirements” (Não há grupos geradores que atendam aos requisitos de carga de funcionamento) geralmente significa que houve alguma alteração na opção New Project Parameters (Novos Parâmetros de Projeto) após a carga de funcionamento ter sido especificada. Por exemplo, esta mensagem será exibida se você alterar o combustível de diesel para gás natural ou a opção ‘Sem Atenuação de Ruído’ para a opção Quite Site (Local Sem ruído) e se a carga de funcionamento especificada exceder a capacidade do maior grupo gerador de gás natural ou com a opção Quite Site disponível. A mensagem também pode significar que seu projeto é tal que não haja um grupo gerador na linha de produtos da Cummins Power Generation. Neste ponto, reduzir a porcentagem mínima da carga nominal nos parâmetros do projeto poderia permitir a recomendação de um grupo gerador. Se este for o caso, consulte seu distribuidor Cummins Power Generation local para obter ajuda.

• A mensagem, “No generator set is available which meets your frequency or voltage dip requirements” (Não há grupos geradores que atendam aos seus requisitos de queda de voltagem ou de freqüência) geralmente significa que o requisito de pico de alguma carga de passo está forçando a seleção de um grupo gerador tão grande que a carga de funcionamento em alimentação estável cai abaixo de 30% da capacidade do grupo gerador. Como a Cummins Power Generation não recomenda a operação a menos de 30% da capacidade nominal, nenhum gerador poderá ser recomendado. Neste ponto, você poderá ter várias opções:

− Aumentar a queda permitida de voltagem ou de freqüência.

− Reduzir a porcentagem mínima da carga nominal para menos de 30%.

− Aplicar cargas em mais passos para diminuir a carga de pico de cada passo.

− Fornecer partida de motor com voltagem reduzida.

− Conectar grupos geradores em paralelo.

− Adicionar cargas que não tenham um alto pico de partida (luzes, cargas resistivas, etc.).


Relatórios

Vários tipos de relatórios podem ser gerados para o projeto aberto: Detalhes de Passo/Carga, Detalhes de Passos e Quedas e Gerador Recomendado. Estes relatórios podem ser exibidos na tela para fins de revisão antes de sua conclusão, salvos para transmissão ou impressos. A Figura 7-5 é um exemplo do relatório Gerador Recomendado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário