...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

10 novembro 2015

Condutores de CA - Classificações de ampère-linha - Amperagem do Alimentador - Cálculos de Queda de Voltagem - Exemplo de Cálculo - Desbalanceamento Permitido para Carga Monofásica - Desbalanceamento da carga de um grupo gerador - desbalanceamento das voltagens das fases - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Condutores de CA

A saída CA do grupo gerador é conectada aos condutores de campo instalados dimensionados conforme exigido pelas cargas correntes, pela aplicação e pelas normas. Os condutores dos terminais do gerador até o primeiro dispositivo contra sobrecorrente são considerados condutores de derivação e podem funcionar em curtas distâncias sem proteção contra curto-circuito. O disjuntor de um gerador pode ser instalado na extremidade de carga dos condutores de alimentação do gerador (por exemplo, disjuntores de paralelismo no quadro de comutação de paralelismo ou um disjuntor principal no painel de distribuição) e ainda oferecer proteção contra sobrecarga para os condutores.

Se o grupo gerador não for equipado na fábrica com um disjuntor da linha principal, a amperagem dos condutores de fase de CA instalados pelo campo a partir dos terminais de saída do gerador até o primeiro dispositivo de sobrecorrente deverá ser pelo menos igual a 115% da corrente de carga nominal total, sem despotenciamento por temperatura ou altitude. A amperagem dos condutores pode ser 100% da corrente de carga nominal total se o grupo gerador estiver equipado com o PowerCommand™.

O fabricante do grupo gerador especificará as classificações de ampère-linha de um dado grupo gerador na voltagem específica necessária. Se desconhecida, calcule usando uma das seguintes fórmulas :


Consulte os esquemas (a) e (b) na Figura 5-2. O comprimento dos condutores de derivação do gerador até o primeiro dispositivo de sobrecorrente deve ser mantido tão curto quanto possível (geralmente de 25 a 50 pés).

NOTA: Se o gerador for fornecido com cabos, a bitola dos cabos pode ser menor que a necessária para os condutores instalados pelo campo porque o gerador tem cabos do tipo CCXL ou similar, capacidade nominal de isolamento a altas temperaturas de 125º C ou mais.



Se o grupo gerador for equipado de fábrica com um disjuntor da linha principal, a amperagem do campo instalado nos condutores das fases de CA conectados aos terminais do disjuntor deverá ser maior ou igual à da classificação do disjuntor. Veja o Esquema (c) na Figura 5-2.

Geralmente, a amperagem mínima do condutor do neutro pode ser maior ou igual do que o máximo calculado para o desbalanceamento de carga monofásica. Em aplicações onde uma parte significativa da carga é não-linear, o neutro deverá ser dimensionado de acordo com a corrente estimada do neutro mas nunca menos do que 100% da nominal. O neutro do gerador fornecido pela Cummins Power Generation tem amperagem igual aos condutores das fases.

Nota: O cabo de voltagem média (maior que 600 VCA) deve ser instalado e terminado exatamente como recomendado pelo fabricante, por pessoas treinadas sob supervisão.

Cálculos de Queda de Voltagem: A impedância dos condutores devida à resistência e reatância causa a queda de voltagem num circuito de CA. Para obter o desempenho esperado do equipamento de carga, os condutores devem ser dimensionados de modo que a voltagem não caia além de 3% num circuito de ramificação ou de alimentação, ou de 5% entre a queda de serviço e o equipamento de carga.

Embora cálculos exatos sejam complexos, podem ser estabelecidas aproximações bastante razoáveis através da seguinte relação:


Exemplo de Cálculo: Calcule a porcentagem de queda de voltagem em 500 pés num cabo de cobre 1/0 AWG em um conduíte de aço que alimenta uma carga trifásica de 100 kW, 480 volts, (linha-a-linha) impondo um FP (Fator de Potência) de 0,91.





Desbalanceamento Permitido para Carga Monofásica: As cargas monofásicas devem ser distribuídas tão uniformemente quanto possível entre as três fases de um grupo gerador trifásico de modo a utilizar plenamente a capacidade nominal (kVA e kW) do grupo gerador e limitar o desbalanceamento da voltagem. A Figura 5-3 pode ser utilizada para determinar a porcentagem máxima permitida de desbalanceamento de carga monofásica, como ilustra o exemplo de cálculo.

A potência monofásica pode ser tomada até 67% da classificação trifásica nos grupos geradores da Cummins Power Generation, até 200/175 kW.

Geralmente, quanto maior for o grupo gerador, menor será a potencia monofásica que pode ser tomada. A Figura 5-3 inclui as linhas de porcentagem de potência monofásicados geradores de tamanhos intermediários, Chassi-4 e Chassi-5 da Cummins Power Generation. Confirme o tamanho do chassi consultando a Folha de Dados aplicável do Alternador indicada na Folha de Especificações do grupo gerador. O desbalanceamento da carga monofásica não deverá exceder 10%.

Figura 5-3. Desbalanceamento Permitido para Carga Monofásica
(Típico Gerador Trifásico da Cummins Power Generation)

Exemplo de Cálculo: Calcule a carga monofásica máxima que pode ser alimentada com uma carga trifásica total de 62 kVA por um grupo gerador de 100kW/125 kVA.


NOTA: O desbalanceamento da carga de um grupo gerador causa o desbalanceamento das voltagens das fases. Os níveis de desbalanceamento de carga calculados por estas técnicas não deverão resultar em danos ao grupo gerador.  Entretanto, os níveis correspondentes de desbalanceamento de voltagem podem não ser aceitáveis para cargas como motores trifásicos.


Devido ao desbalanceamento da voltagem de fase, as cargas críticas deverão ser conectadas na fase que o regulador de voltagem usa como voltagem de referência (L1–L2 como definido no esquema do grupo gerador) quando apenas uma fase é utilizada como referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário