18 julho 2015

Válvulas - Tubulação com válvula de retenção - Bloqueador para válvulas - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Válvulas

As válvulas utilizadas nas tubulações dos sistemas de combate a incêndio são válvulas de bloqueio, ou seja, válvulas que permitem o controle ou o bloqueio do fluxo de água no interior da tubulação. Nas tubulações de abastecimento de água para os sistemas de hidrantes e mangotinhos, é recomendada a instalação desse tipo de válvula em posições estratégicas – previstas no projeto hidráulico –, pois, quando houver a necessidade de manutenção em determinado trecho da malha hidráulica, este poderá ser fechado sem comprometer o abastecimento para o restante do sistema (Figura 4.5).

As válvulas que cortam o abastecimento de água para qualquer trecho do sistema, quando forem fechadas, devem indicar tal posição. Dessa forma, será fácil saber que a válvula está fechada, comprometendo o abastecimento do sistema de combate a incêndio.

Para evitar que válvulas do sistema de combate a incêndio sejam fechadas por descuido, é recomendada a utilização de dispositivos de travamento (Figura 4.6) para mantê-las na posição aberta, sendo fechadas somente quando houver necessidade de manutenção do trecho.





7 comentários:

  1. Preciso colocar uma válvula de retenção (bloqueio) em um trecho da tubulação existe algum modelo q no seja de rosca tipo a braçadeira de pressão ou parafuso obs. Tubulação de 65mm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...
      Esse site tem o que vc precisa:
      http://www.intervalvulas.com.br/valvula-retencao-intervalvulas/
      Abração e obrigado pela visita. E vê se deixa essa mania de anonimato!!!

      Excluir
    2. Bom dia! Obrigado pela indicação sob site.

      Excluir
  2. Qual norma recomenda a colocação do bloqueador para as válvulas

    ResponderExcluir
  3. Uma válvula de retenção pode dar defeito apos uns 25 anos em uma edificação verdical?

    ResponderExcluir
  4. Ola eu to com um problema a minha bomba de incêndio ta armando todo hora intervalo de cinco horas a pressão no manometro vai caindo isso e um vazamento correto? Eu fiz um teste fechando os registos da bomba mais mesmo assim a pressão caiu sera que a válvula de retenção esta ruim tem duas.

    ResponderExcluir
  5. Você resolveu esse problema? Estou com um parecido

    ResponderExcluir