...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 julho 2015

Teoria do fogo - Objetivos - Considerações iniciais - Análise de risco para atuar na prevenção - Atuação no combate efetivo ao princípio de incêndio - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Teoria do fogo

Objetivos

Dar ao aluno o embasamento necessário para que possa compreender, de forma clara, as características do fogo, os tipos de classes de incêndio, os métodos de propagação do fogo, os principais riscos que levarão a este, bem como as possíveis ações para a prevenção dos mesmos.


Considerações iniciais

O fogo acontece devido a uma reação química entre três elementos: o combustível, o comburente (oxigênio) e uma fonte de energia de ativação (calor) que produz o desprendimento de luz e calor intenso. Essa reação química, chamada fogo, pode produzir benefícios, mas também causar dor e destruição para o homem e para a natureza.

O fogo, quando utilizado de forma controlada, facilita muito a nossa vida, pois sem ele e sem a inteligência do homem, provavelmente, não teríamos chegado ao nível de desenvolvimento tecnológico dos dias atuais. Mas, esse mesmo fogo, que ajuda a construir, pode, também, ser um elemento causador de destruição, extinguindo tudo por onde passa.

Para evitarmos a destruição causada pelo fogo descontrolado, devemos conhecer as técnicas de prevenção, ou seja, as maneiras ou formas que temos para evitar que o fogo aconteça. Como passo primordial para a prevenção do princípio de incêndio (foco deste estudo), é importante que apreendamos alguns conhecimentos básicos para evitar o fogo, são eles:

a) Conhecer as características do fogo.
b) Conhecer as propriedades de risco dos materiais que temos na empresa.
c) Conhecer as principais fontes causadoras de incêndio.



Contudo, mesmo tomando todas as medidas necessárias para prevenirmos o fogo, ainda assim corre-se o risco de que algum imprevisto dê início a um incêndio. Nessa hora, devemos estar preparados para realizar o combate ao fogo.


Para que se possa realizar um combate eficiente ao princípio de incêndio e evitar que o fogo tome proporções catastróficas, faz-se necessário:

a) Saber determinar com rapidez e eficiência as características do incêndio em questão, ou seja, o tipo de classe de fogo.
b) Conhecer os tipos de agentes extintores mais eficientes no combate para a classe de fogo em questão.
c) Saber manusear os equipamentos portáteis de combate a incêndio.

Necessitamos conhecer tudo sobre as técnicas de prevenção e de combate ao fogo para que ele seja utilizado de forma segura, como um elemento que auxilie no desenvolvimento de novas tecnologias, contribuindo para melhorar a vida de todos nós, e não como um causador de destruição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário